A prefeitura realizou a limpeza de galeria no Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos, nesta quinta-feira (17), a fim de melhorar a drenagem das ruas. O trabalho foi realizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo à Rua Professor Nelson Espíndola Lobato.





Dentro das galerias, foi encontrado todo tipo de entulho e lixo. Entre os itens, estavam colchões, janela de madeira, lixeira, tanque de lavar roupas e diversos outros objetos.





A limpeza de galeria foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), com objetivo evitar alagamentos nas ruas. A secretaria pede a colaboração da população, o secretário Wagner Ramos alerta sobre os cuidados.





“Recebemos reclamações sobre inundação em chuvas fortes, mas é difícil garantir o funcionamento de uma galeria de drenagem se ela está dessa forma (obstruída por descartes irregulares)”, disse.





Janela, colchão e tanque encontrados em limpeza de galeria em Santos
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)




Segundo ele, o despejo desse tipo de lixo em vias públicas, além de comprometer a vazão da água, acarreta prejuízo ao Município. “É um trabalho gigantesco da Prefeitura, que precisa, às vezes, até destruir a galeria para remover esses materiais. E há ainda o custo com equipamentos e mão de obra”.





Coleta e multa





Os moradores que precisarem descartar entulho podem acionar o Cata Treco pelo telefone 0800-7708770 (somente a partir de telefone fixo) ou pela internet (clique aqui).





O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura a fim de evitar descartes irregulares, que podem acarretar multa a partir de R$ 500. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 162 (Ouvidoria Municipal) e 153 (Guarda Civil Municipal).