Clientes da Unimed Paulistana têm atendimento negado em Santos

Por #Santaportal em 16/09/2015 às 19:58

SANTOS – Clientes da Unimed Paulistana que moram em Santos encontram problemas para realizar procedimentos médicos. Eles contam que tiveram o atendimento negado pela Unimed Santos. A empresa da Baixada Santista nega que não esteja recebendo os clientes da Unimed Paulistana.

Um dos casos aconteceu com o advogado Ronaldo Santiago, que paga R$ 900 por mês pelo plano de saúde para ele, a esposa e uma filha de três anos. Na última semana, ele teve o atendimento para filha negado quando procuraram por um médico.

“Tive uma negativa do atendimento pelo fato do meu plano, que é da Unimed Paulistana, ter entrado em processo de falência. Eu tentei convencer de que eu precisava do atendimento urgente, e ela pediu para que eu lesse um comunicado da Unimed Santos”, explica.

O advogado conta que ligou na Unimed Paulistana, e foi informado de que o hospital não poderia negar o atendimento. “Eles me pediram para ligar na Qualicorp, que administra o convênio (Unimed Paulistana), e eles disseram a mesma coisa (que o atendimento teria que ser realizado) e pediram que eu ligasse na Unimed Santos, que foi a que mandou suspender o atendimento. E eles confirmaram que de fato não poderiam fazer nada em relação a isso”, completa.

Por conta da falta de atendimento, Paulo fez um boletim de ocorrência. Apesar disso, as medidas legais, não chegam a amenizar a indignação, que aumentou ainda mais com a sugestão da Unimed Paulistana.

“Eu disse que eles estavam me negando um atendimento prévio, mas e se a minha filha tivesse que ser internada, como fica? ‘O senhor paga particular e depois pede o reembolso’. Mas quem garante que esse consumidor vai ser reembolsado. A situação é extramanetnte grave, caberia, como coube, uma ação na Justiça, e estamos aguardando essa liminar”, lamenta.

A Agência Nacional de Saúde (ANS), o órgão regulador, determinou que a Unimed Paulistana negocie a transferência de todos os seus beneficiários para outra empresa, para garantir a assistência aos consumidores. Isso aconteceu porque a empresa não conseguiu resolver os problemas financeiros que vinha apresentando, mas ainda tem a obrigação de manter assistência a todos os consumidores até que a transferência seja concluída .

De acordo com o advogado Raniery Cecconi Neto, o cliente não deve deixar de pagar a Unimed Paulistana para não correr o risco de perder benefícios. Se o consumidor tiver o atendimento negado, tem que procurar os direitos. “A negativa de atendimento do cliente é ilegal. As Unimeds são uma rede de atendimento, e entre elas tem responsabilidade solidária. A Unimed Santos negar atendimento, de qualquer natureza e não só de urgência e emergência, é absolutamente ilegal. Aquele que tiver esse atendimento negado, a minha orientação é que procure a Justiça”, afirma.

Outra cliente moradora de Santos, que prefere não se identificar, e também não falar o nome do hospital, teve a realização do parto negada e precisou acionar a Justiça para fazer uma cesariana. “Eu estava com o parto agendado para nascer aqui em Santos, no dia 18. No dia 9 ou 10, a secretária da minha médica me ligou para avisar que a Unimed Santos não vai mais fazer o atendimento porque suspendeu os atendimentos pela Unimed Paulistana. Entrei com ação para ter o meu direto respaldado, e consegui uma liminar para que o parto ocorra na sexta-feira”, conta.

Em nota, a Unimed Santos disse que está cumprindo o que determina Agência Nacional de Saúde Suplementar e garantindo atendimento de urgência e emergência aos beneficiários da Unimed Paulistana.

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