Santos, São Vicente, Praia Grande, Peruíbe e Itanhaém iniciam, nesta segunda-feira (17), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Os critérios de comprovação para comorbidades incluem a apresentação de exames, receitas, relatórios médicos e prescrição médica. Pede-se para levar cópias dos documentos porque estes ficam retidos nos postos de vacinação.





Para a vacinação, é exigida a presença de pais ou responsáveis. Também é pedida a apresentação de CPF ou de cartão SUS (documento que pode ser obtido na policlínica de referência). Assim como em outros públicos, há a necessidade de intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a covid-19 e uma outra vacina.





O Ministério da Saúde considera as seguintes comorbidades:
- insuficiência cardíaca- cor-pulmonale e hipertensão pulmonar- cardiopatia hipertensiva- síndromes coronarianas- valvopatias- miocardiopatias e pericardiopatias- doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas- arritmias cardíacas- cardiopatias congênitas- próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados- talassemia- síndrome de down- diabetes mellitus- pneumopatias crônicas graves- hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3- hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo- doença cerebrovascular- doença renal crônica- imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)- anemia falciforme- obesidade mórbida- cirrose hepática- HIV





Santos





Santos começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos (com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas) contra a covid-19 nesta segunda-feira (17), das 9h às 16h, em oito locais. O Município recebeu 1.840 doses, do Governo do Estado, na manhã deste sábado (15). 





ONDE VACINAR
SEGUNDA-FEIRA - 9h às 16h
PFIZER - DE 5 A 11 ANOS





ORLA
Policlínica Ponta da Praia - Praça 1º de Maio, s/n°
Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes, s/n°
Policlínica Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607





CENTRO
Policlínica Martins Fontes - Rua Luiza Macuco, 40





MORROS
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº





ZONA NOROESTE
Policlínica São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire, s/n°





São Vicente





A imunização de crianças contra a Covid-19 tem início na segunda-feira (17), em São Vicente. Seis postos de saúde vão disponibilizar as doses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. São eles:





Área Insular





- ESF Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);





- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n);





- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n).





Área Continental





- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, 311);





- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);





- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57 ).





Praia Grande





Praia Grande inicia a vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades. A partir desta segunda-feira (17), após as 13 horas, pais ou responsáveis já podem levar os filhos até um dos oito polos para tomar a primeira dose da vacina.





A segunda dose deverá ser aplicada com intervalo mínimo de 8 semanas.





Foram recebidas, inicialmente, 1.600 doses da vacina Pfizer para contemplar especialmente este grupo. As mesmas são enviadas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. A Cidade aguarda o envio de novas remessas para abertura de novos grupos infantis.





Confira os endereços dos oito polos:





Usafa Guilhermina - Av. Presidente Kennedy, nº 2100 – Guilhermina





Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, 648 Anhanguera





Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera





Usafa Mirim I - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim





Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real





Usafa Rio Branco - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda





Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry





Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 - Glória]





Peruíbe





Para receber a dose, é preciso acessar a plataforma criada pela Prefeitura para evitar filas e aglomerações, onde é possível escolher a unidade, o dia e o horário de preferência. As doses começarão a ser aplicadas já nesta segunda-feira.





Inicialmente foram enviadas 560 doses e, conforme orientação do Estado, este primeiro lote será para crianças com comorbidades, deficiências, além de indígenas e quilombolas.





Com 83,41% dos habitantes com esquema vacinal completo, Peruíbe é a segunda cidade da Baixada Santista que, proporcionalmente, mais vacinou a sua população. Agora, seguimos avançando com este novo grupo para garantir ainda mais segurança à saúde das nossas crianças.





Itanhaém






Os trabalhos serão iniciados na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a partir das 10 horas, para as crianças que são atendidas na entidade, localizada na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Belas Artes.

A partir da segunda, também estará disponibilizado o link para o agendamento da vacinação no site da Prefeitura.

O atendimento das crianças com comorbidades será realizado durante a semana nas USFs (Unidades de Saúde da Família) nos bairros e aos sábados no Posto Volante de Vacinação, no Turismo, rua Aécio Mennucci, 281, no centro.