10/08/2022

Cidades da Baixada Santista registram quedas de luz e de árvores devido ao vendaval

Por Santa Portal em 10/08/2022 às 20:25

Reprodulção
Reprodulção

As cidades da Baixada Santista tiveram ocorrências de quedas de energia elétrica, além de queda de árvores e até de postes devido ao vendaval que atingiu a região durante períodos do dia, nesta quarta-feira (10).

A CPFL afirma que registrou interrupções em vários pontos da Baixada Santista, e que todo o efetivo da companhia está mobilizado para normalizar a situação para os clientes o mais rápido possível.

No Porto de Santos, também houve interrupção do serviço de navegação por conta dos fortes ventos.

Em São Vicente, moradores relataram falta de luz no início desta noite na região do Gonzaguinha e do Centro da cidade. De acordo com a Prefeitura, a energia foi restabelecida em dois minutos.

A Prefeitura de São Vicente informou também que equipes estão nas ruas apurando possíveis ocorrências relacionadas aos fortes ventos e alta da maré que atingiram a Baixada Santista no final da tarde desta quarta-feira. Está sendo verificado se houve danos em semáforos, queda ou risco de queda de árvores, pontos de alagamento e demais transtornos.

Em Santos, moradores relataram pelas redes sociais diversas ocorrências de quedas de árvores, queda de postes, entre outros estragos causados pela ventania.

Nesta quarta-feira (10), até às 20h, a Defesa Civil de Santos registrou oito ocorrências de quedas de árvores, nos seguintes locais:  Rua Nove de Julho, n° 02 – Vila Belmiro; Rua Aureliano Coutinho, 231 – Embaré; Praça do INSS – Aparecida; Av. Senador Pinheiro Machado, 580 – Marapé; Rua Antônio Bento de Amorim,  50 – Vila Belmiro; Rua André Vidal de Negreiros, 88 – Ponta da Praia; Rua Com. Barnabé Francisco Vaz Carvalhais, 6, onde uma árvore caiu sobre um veículo; e no Canal 7, na altura do nº 100 – Ponta da Praia, onde houve também queda de parte da rede de postes. Ninguém se feriu. A concessionária de energia já foi notificada e está no local.

Além disso, o órgão também registrou ocorrências de destelhamento na Avenida Rangel Pestana, 399; queda de estrutura de fachada, na Praça dos Expedicionários, nº 19 – Gonzaga; queda de tapume, na Av. Francisco Glicério, 143 – Gonzaga; queda de placa, na Av. Alexandre Herculano, 197 – Gonzaga; árvore sobre a fiação, na Pça Paulo Fernandes Gasgon, 48 – Vila Belmiro; e queda de galhos na Rua Barão de Penedo, esquina com a Rua Cásper Libero – José Menino e na Av. São Cristóvão, esquina com a Rua São Bernardo – Jabaquara. 

A CET-Santos, no presente momento, realiza bloqueios no Canal 7:  na R. Av General San Martin x Av. Rei Alberto I; R. Maestro Villa Lobos x R. Antônio Guenaga; Av General San Martin x Praça Nossa Senhora do Carmo, devido à árvore que caiu sobre parte da rede de postes; na Ponta da Praia – R. Estados Unidos da Venezuela X R. República do Peru; na R. André Vidal Negreiros X R. Olavo de Paula Borges; e no Canal 1 – Pça. Fernandes Gasgon. Todos os bloqueios são decorrentes de queda de árvores.

A prefeitura destaca que não houve vítimas em nenhum dos sinistros. A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) também está atendendo às ocorrências. O Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos auxilia o trabalho da Defesa Civil, CET-Santos e demais órgãos municipais. No momento, o CCO não registra alagamentos na Cidade.

A Defesa Civil, que emitiu alerta sobre as condições climáticas no dia 9 de agosto, terá equipes de plantão durante a noite desta quarta-feira (10) e madrugada de quinta-feira (11), principalmente nas áreas de risco.

O órgão recomenda aos munícipes que evitem passar ou parar próximo de árvores e estruturas que podem ser afetadas pelos ventos, como obras em andamento e fiação elétrica. A prática de esportes náuticos e de pesca também deve ser evitada.

Moradores dos morros devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados. Em qualquer uma dessas situações, o munícipe deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. 

Para receber alertas meteorológicos o munícipe pode se cadastrar informando o CEP pelo SMS 40199.

Já em Mongaguá, as equipes da Defesa Civil e da Diretoria de Serviços Externos estão atendendo chamados de queda de árvores, destelhamento e queda de placas. Até o momento, por conta do estado de alerta e monitoramento do município, não foi possível realizar um balanço. A Prefeitura de Mongaguá reforça que, assim que possível, os números serão divulgados.

Em Peruíbe, o Departamento Municipal de Defesa Civil afirmou que, até o momento, foi registrada a queda de uma árvore na Estrada Armando Cunha.

Cubatão não registrou ocorrências até o momento.

A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Defesa Civil, que até o momento não houve registro de ocorrências relacionadas aos ventos desta quarta-feira (10). O órgão acompanha os alertas da Defesa Civil do Estado e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153

As demais cidades da Baixada Santista foram procuradas pelo Santa Portal, mas até o momento, não retornaram a respeito das ocorrências.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.