Santos, São Vicente, Praia Grande e Itanhaém continuam vacinando a população contra a covid-19 neste sábado (15). As cidades imunizam a população a partir de 12 anos contra o vírus, com a primeira, segunda ou terceira dose, conforme o tempo de intervalo entre as doses.





Confira como será a vacinação em cada cidade:





Santos





Santos manterá a vacinação contra a covid-19 neste fim de semana, disponibilizando CoronaVac para primeira dose e dose de reforço caso acabe o estoque da Pfizer, que tem poucas doses. A vacinação se dará em cinco postos neste sábado (15) e um, na Policlínica Nova Cintra, no domingo (16), sempre das 9h às 15h30. A previsão é de que a Cidade receba mais doses Pfizer, por parte do Governo do Estado, a partir da próxima semana.





PFIZER





PRIMEIRA DOSE (acima de 12 anos)





SEGUNDA DOSE (intervalo de 21 dias: acima 18 anos)





SEGUNDA DOSE (intervalo de 8 semanas = 56 dias: de 12 a 17 anos)





PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (intervalo de quatro meses = 122 dias: acima de 18 anos, para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer como segunda dose)





PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (imunossuprimidos: intervalo de 28 dias)





SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (imunossuprimidos: intervalo de 4 meses: 122 dias)





ONDE VACINAR





SÁBADO - 9H ÀS 15H30





ORLA 





Pfizer (enquanto durar o estoque)/CoronaVac





Ponta da Praia – Complexo Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº)





MORROS





Pfizer (enquanto durar o estoque)/ Astrazeneca/CoronaVac





Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº





CENTRO





Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457 - Pfizer (enquanto durar o estoque)





Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284, Vila Mathias - CoronaVac/Astrazeneca/Janssen





ZONA NOROESTE 





CoronaVac/Astrazeneca/Janssen





Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Mello, 184





DOMINGO - 9H ÀS 15H30





Pfizer (enquanto durar o estoque)/CoronaVac/Astrazeneca





Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº









Praia Grande





Praia Grande continua vacinando contra a covid-19 neste final de semana. A vacinação ocorre neste sábado (15) e domingo (16), das 9 às 15 horas, somente no Polo Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi).





Adolescentes acima dos 12 anos e adultos podem receber tanto a primeira quanto a segunda dose. O Município segue aplicando a segunda dose do imunizante da Pfizer com 21 dias de intervalo para pessoas acima de 18 anos e com oito semanas para adolescentes de 12 a 17 anos. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de oito semanas. Para a Coronavac, o intervalo é de 21 dias.





Quem foi vacinado com a Janssen (dose única) e ainda não tomou a dose adicional poderá receber este imunizante neste final de semana. Devem buscar a dose adicional da Janssen pessoas acima de 18 anos que tomaram o imunizante de dose única há pelo menos dois meses. Esses imunizantes serão oferecidos até que o estoque, que é limitado, se encerre. Caso a vacina da Janssen se esgote, o munícipe poderá tomar a vacina que estiver disponível no momento. Quem já tomou a dose adicional com outro fabricante (Pfizer ou Coronavac), não precisa se vacinar novamente.





Também poderão ser imunizados neste final de semana quem tomou as duas doses de Pfizer, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou Coronavac. Para esse público, o intervalo para receber a terceira dose é de quatro meses.









São Vicente





São Vicente mantém a imunização contra a Covid-19 também aos sábados. Os munícipes podem tomar a vacina no posto móvel do Brisamar Shopping, das 10h às 18h, ou pelo sistema drive-thru, no estacionamento G7 do shopping, das 10h às 17h. O endereço é Rua Frei Gaspar, 365 – Centro.





Públicos





- Primeira dose: público geral, acima de 12 anos.





- Segunda dose: público de 12 anos e demais faixas etárias divulgadas anteriormente.





- Terceira dose de reforço: profissionais da saúde e da educação; pessoas acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose até 15 de outubro; público adulto (18 anos ou mais) com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose ou dose única; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até 15 de agosto, que tenham completado o esquema vacinal em quatro meses (122 dias).





Carro da Vacina





Veículo totalmente equipado e com sistema de som, que percorre os bairros de São Vicente que possuem o maior índice de faltosos da campanha de vacinação. O objetivo é captar os munícipes que estão em atraso para a segunda ou terceira dose dos imunizantes. E também servir de alternativa para pessoas que não tomaram sequer a primeira dose, facilitando o acesso à vacina.





-No sábado (15), o veículo passará pelo bairro Saquaré, vacinando a população das 8h às 14h.





Centro de Combate à Gripe





Devido ao surto de gripe, a Sesau lançou o Centro de Combate à Gripe, que funciona na UBS Central, (Antônio Emmerich, 509 - Vila Mello), com atendimento exclusivo a pacientes com síndromes gripais. Por esse motivo, os demais serviços da unidade foram transferidos para a UBS Guassu (Rua Lagarto, 101 - Jardim Guassu) e para a ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n - Vila Voturuá).









Itanhaém





Com o objetivo de imunizar os mais de 28 mil faltosos que ainda não completaram seu esquema vacinal, a Prefeitura de Itanhaém estará realizando mais uma força tarefa de imunização, neste sábado (15), em horário estendido, das 8 às 18 horas, no Posto Volante de Vacinação (Secretaria de Turismo), localizado na Rua Aécio Mennuci, 281, Centro. Este público também está sendo convocado por meio de mensagens pelo WhatsApp, para receber a 2ª dose ou a dose de reforço.





Durante a ação de imunização serão oferecidas vacinas para a 1ª, 2ª ou dose adicional. É válido lembrar que quem recebeu o imunizante CoronaVac há mais de 28 dias já pode tomar a segunda dose. Para a AstraZeneca, o prazo de intervalo é de 8 semanas. Já para a Pfizer, o intervalo entre as doses foi reduzido para 21 dias, em pessoas maiores de 18 anos. Os jovens entre 12 e 17 anos que foram vacinados com esse imunizante, o período de intervalo permanece de 8 semanas.





Para receber a dose adicional, os adultos maiores de 18 anos devem ter recebido a segunda dose ou a dose única, há mais de quatro meses.





As imunizações não necessitam de agendamento, desde que já tenham atingido a data ou estejam atrasadas, conforme anotação no cartão de vacinação, que é obrigatório apresentar junto a um documento com foto.





Vale destacar que caso a pessoa tenha perdido o comprovante de vacinação, ela pode comparecer no Posto Volante de Imunização (Secretaria de Turismo) para retirar a 2ª via. Os dados são do programa VACIVIDA do Governo do Estado de São Paulo.





Janssen





A vacina Janssen já está disponível para as doses de reforço (após 2 meses da primeira dose). Segundo orientações técnicas recebidas do Programa Estadual de Imunização (PEI), pessoas com 18 anos ou mais com esquema vacinal completo com dose única de Janssen podem receber dose adicional com intervalo de, pelo menos, dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos com 18 anos ou mais, é necessário um intervalo de, pelo menos 28 dias.