Cidades da Baixada cancelam ou remarcam Carnaval 2021; veja detalhes
Por #Santaportal em 28/12/2020 às 22:27
CARNAVAL 2021 – Em função da pandemia da Covid-19, as cidades da região já começam a apresentar cancelamento ou remarcações do Carnaval em 2021. Guarujá, por exemplo, já manifestou-se com o cancelamento do calendário oficial no Município e afirma que as agremiações locais possivelmente festejarão a data internamente.
Santos
Em Santos, a Prefeitura afirma que reúne-se regularmente com a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba e que as decisões para o Carnaval 2021 estão em estudo. De acordo com a Secretaria de Cultura, “sem a vacina não existe possibilidade de realização dos desfiles das escolas de samba”. A Secult afirma que a realização do evento em um formato diferente do tradicional – online, por exemplo – dependerá da fase do Plano São Paulo em que a Cidade se encontrará no período do Carnaval.
Ao Santaportal, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos, Ditinho, afirmou que o consenso é: sem vacina, não tem Carnaval. “Não há mais tempo de realizar o evento. Temos de tomar decisões importantes em momentos importantes. Nosso voto é por não realizar a festa”.
Ditinho explicou que o canelamento é necessário mesmo com a dependência financeira de muitos trabalhadores do setor. “Vivemos um momento atípico no mundo inteiro. Devemos primeiramente preservar o que temos de mais valioso, que é nossa vida. E, enquanto nao é descoberta uma vacina com cem por cento de aprovação pelos órgãos responsáveis, a vida de muitas pessoas está em jogo”.
Bertioga
Em Bertioga, o Município afirma que o tradicional “Carnaval é + Família”, que ocorreria em fevereiro, será adiado. A Administração avalia a possibilidade de realizar a programação de carnaval em maio, mês de aniversário da cidade, ou julho, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Peruíbe
No município, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes afirma que o evento não está nem previsto no decreto municipal 5074/2020, que prevê os feriados e pontos facultativos para o próximo ano. “Entendemos que enquanto não houver a vacina efetiva, não há possibilidade de realização não apenas do Carnaval, mas também de outros eventos que promovam a aglomeração. Por isso também foram cancelados o Natal na Praia, Festival de Verão, Show da Virada e o show pirotécnico do Réveillon. O Carnaval de Peruíbe é todo com blocos, e não vemos a possibilidade de realização on-line do evento”.
Sem definição
Em Mongaguá e São Vicente, ainda não há definições sobre o evento.
Demais cidades
Procuradas, as prefeituras de Praia Grande, Itanhaém e Cubatão não retornaram o Santaportal até a publicação desta reportagem.