Capitania dos Portos inicia Operação Verão na Baixada Santista

Por Santa Portal em 15/12/2022 às 06:00

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos de São Paulo iniciaram nesta quarta-feira (14) a Operação Verão, que mobilizará 600 militares, 20 embarcações e 20 viaturas. A previsão de término da Operação é no dia 15 de março de 2023.

Com o tema “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, a ação tem o propósito de reduzir o número de acidentes de navegação. De acordo com a Capitania dos Portos, serão intensificadas as ações de inspeção naval nas áreas de maior concentração de esporte e recreio, visando à fiscalização de proprietários e condutores.

O Capitão de Mar e Guerra, Robledo de Lemos Costa e Sá, explica que as pessoas que desejam praticar atividades náuticas devem ser responsáveis. “Isto é, que estejam qualificados, habilitados, para conduzir aquele determinado tipo de embarcação”, diz. As embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas, serão o foco principal das fiscalizações.

O Capitão ressalta que é necessário um planejamento da viagem e que os condutores avisem suas respectivas marinas. “É importante que os celulares estejam carregados, que evitem a bebida alcóolica, que façam manutenção nas embarcações, verifiquem se tem combustível, se os rádios dos barcos estão funcionando e que verifiquem, principalmente, as condições climáticas”, explica.

De acordo com Costa e Sá, a Capitania atua em conjunto com as Prefeituras da Baixada Santista, com as Guardas Civis Municipais (GCM), Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A Capitania dos Portos orienta que todo cidadão auxilie a Marinha do Brasil na fiscalização do tráfego aquaviário. As denúncias podem ser feitas pelo endereço eletrônico cpsp.ouvidoria@marinha.mil.br ou pelos telefones (13) 3321-3455 e (13) 3321-3456. A Marinha disponibiliza, ainda, o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.