O cão da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, Logan, virou atração em uma escola no bairro Campo Grande nesta quinta-feira (12). Ele faz parte do plantel da Guarda Civil Municipal (GCM) de  Santos e participa do patrulhamento e show dog. No evento, ele demonstra parte do que aprende durante os treinamentos.





O circuito montado chamou a atenção de aproximadamente 200 crianças, de 2 a 11 anos, que aguardavam ansiosas pelo início da apresentação no ginásio do colégio. Logan chegou meio tímido, mas não demorou para dar saltos e fazer acrobacias, deixando os pequenos empolgados com a atuação do pastor alemão.





A coordenadora da Educação Infantil do colégio, Juliana Carossi, 38 anos, conta que a apresentação foi solicitada à GCM porque os alunos estão desenvolvendo atividade sobre cães que auxiliam a sociedade. 





“Falamos sobre cães-guia, animais que ajudam nos resgates em avalanche e soubemos do trabalho da Guarda Municipal. Fizemos a solicitação para que eles pudessem se apresentar. Seria apenas para essa turma, mas, após estudarmos o trabalho tão bonito desenvolvido pela Guarda, decidimos abrir para toda a escola”.





Logan atua nas funções de obediência aos agentes em ações de segurança e também na detecção de entorpecentes, explica a inspetora-chefe da GCM, Nizete Maurício dos  Santos, 57 anos. Ela começou a treiná-lo quando ele chegou à Guarda, aos cinco meses.





“Foi o primeiro cão que treinei. É o meu bebezão e as crianças adoram porque ele é muito dócil e gosta de carinho”.





Atualmente o canil conta com cinco cães. Dois deles estão em fase de ambientação e socialização. As apresentações ocorrem como forma de aproximação e divulgação do trabalho feito pela GCM. Entidades interessadas em solicitar a apresentação podem enviar ofício para  o e-mail  guardamunicipal@santos.sp.gov.br.