Calendário Neo Mama 2021 muda sem perder o encanto
Por #Santaportal em 29/12/2020 às 14:02
NEO MAMA – Já são 11 edições do Calendário do Instituto Neo Mama, contando com o do próximo ano. Símbolo de esperança e apoio a todas as mulheres e famílias acometidas pelo câncer de mama, ele vem diferente por causa da pandemia. Mas não sem o encanto e o significado dessa luta.
Antes as “musas” (como são chamadas as mulheres que participam dos calendários) posavam sozinhas ou entre elas, enaltecendo a autoestima e o autocuidado de quem luta muito para viver. Dessa vez, elas são participantes de outras edições e os homenageados são profissionais que atuaram, sem descanso, durante este período marcante da nossa história.
A ideia veio do coordenador de Projetos do Instituto Neo Mama, José Luis Neto Francisco. “O objetivo é reconhecer o esforço de categorias que tanto trabalharam para que nossas vidas fossem atingidas de modo menos impactante, apesar da dura realidade”, afirmou.
Para que tudo fluísse da melhor maneira, foram mantidos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. A produção, que antes era glamurosa, com direito ao “dia de princesa” das participantes, deu lugar à simplicidade e ao cuidado que o momento exige.
As fotos são de Taty Farias, fotógrafa sensível e “linkada” com a causa, que, com seu olhar diferenciado faz transparecer o melhor de cada uma. “Esta parceria surgiu depois de uma sessão de fotos muito linda, para o Shopping Pátio Ipiranga, no Outubro Rosa 2018, A amizade estreitou-se, veio a convivência que, somada à competência e ao profissionalismo da Taty, ofereceu um resultado maravilhoso nas últimas duas edições”, ressaltou a diretora-presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Francisco.
Estímulo
O calendário é mais uma ação de estímulo à autoimagem e à autoestima das mulheres que já posaram. Sempre foi uma importante fonte de captação de recursos para o Instituto, principalmente nos dias atuais.
Até este momento, 108 mulheres posaram para as fotos. Foram 108 chances de resgate e modificação do olhar sobre si, preservando a essência de cada uma.
O Calendário 2021 com o valor de R$ 15,00 (quinze reais) será comercializado pelo voluntariado do Instituto e, principalmente, pela internet no site: www.neomama.org.br/calendario e pelo WhatsApp Comercial, basta adicionar o telefone fixo do Neo Mama (13) 32235588.
Excepcionalmente não haverá o lançamento presencial, que dará lugar a uma celebração virtual.
Realidade
O Instituto Neo Mama foi duramente atingido durante a pandemia. Os eventos que o auxiliam anualmente foram cancelados (brechós beneficentes, tardes beneficentes, noites da pizza, ações do Outubro Rosa etc).
Com um voluntariado de acolhimento e recepção de risco, pois todas tiveram câncer de mama em alguma época da vida, o Instituto teve que fechar para o atendimento presencial. Somente a unidade de Onco Laserterapia funcionou normalmente, atendendo mulheres, homens e crianças, para minimizar efeitos colaterais e sequelas dos tratamentos oncológicos.
“Mantivemos o contato on-line para ajudarmos as que foram diagnosticadas antes ou durante a pandemia. Com aplicativos aconteceram encontros, reuniões, sessões de terapia grupal, palestras e lives. Sabemos que nada substitui o toque, mas deixaremos esse passo importante para a primeira oportunidade possível!”, destaca Gilze, que finaliza: “A carência do olhar próximo, do ouvir e sentir-se sendo ouvida, do abraço demorado e da presença, com certeza trará mais valor aos dias que estão por vir”.
Instituto Neo Mama
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 24/11/2001, na cidade de Santos-SP, cadastrada com o CNPJ: 04.904.310/0001-91, sediada na Av. Cel. Joaquim Montenegro, 345 – Bairro Aparecida, Santos-SP, CEP: 11035-003, que oferece atendimento multidisciplinar e interdisciplinar gratuito às pessoas acometidas pelo câncer de mama moradoras das 9 cidades da Baixada Santista ou de onde o procurem, bem como aos familiares diretos e cuidadores, visando proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença, assim como a reabilitação e readaptação total da mulher vitimada pelo câncer de mama, que deve encontrar forças para manter a qualidade de vida desde o diagnóstico até a reintegração familiar, profissional e social.