Caiaque que foi construído por garrafas PET viralizou em Santos
Por Milena Estela/ #SantaPortal em 04/03/2020 às 07:32
SANTOS – O sonho de andar de caiaque moveu dois santistas, amigos de infância que, sem recursos, resolveram construir um feito com garrafas PET. A ideia de construir o caiaque foi uma decisão de Brenno Carbonaro, de 22 anos que cursa medicina e do produtor de vídeos Alex Tokuda Sassamoto. Eles queriam uma opção mais econômica, mas a principal motivação foi o desafio de fazer com garrafa PET.
“Santos é um lugar muito legal para quem gosta de caiaque e aventuras, pois tem os faróis dos canais 4 e 6, de onde se pode pular. A praia do Sangava onde dá para acampar e fazer uma fogueira. O nosso caiaque suporta até três pessoas (250kg), pode proporcionar bons momentos em Santos”, comentou Brenno.
Para a construção do caiaque foram usadas 162 garrafas PET, fitas hellerman, fitas silver tape e canos PVC. Brenno e Alex demoraram 22 dias para finalizar todo o projeto, pois as ideias partiram do zero. Eles viram algumas dicas em vídeos no Youtube que ajudaram bastante. Mas nenhum projeto parecia ser resistente ao ponto de aguentar uma onda de frente. Depois de muitas tentativas e erros, eles conseguiram montar o caiaque final que pesa 15 quilos e pode ser carregado no ombro.
O estudante de medicina ressalta a qualidade do projeto. “O caiaque é otimo, já nos levou atá o Sangava, até o farol do canal 4, já ficamos bem perto dos navios que entram e saem do Porto. Já entrei no mar de ressaca e bati de frente com as ondas e o caiaque até me surpreendeu por ser tão resistente e ao mesmo tempo leve”. Atualmente Brenno mora na Itália. Ele fez o projeto durante as férias junto com Alex e diz que apesar de ter muitas coisas para melhorar, está satisfeito com o resultado.
*Estagiária monitorada pelo editor Gustavo Klein
