Cães da GCM de São Vicente começam a ser treinados para operações

Por Santa Portal em 22/09/2021 às 06:30

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Os cães da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, Bolt, Zaion e Loki, começaram a ser treinados para atuar em operações. Os agentes K-9, como são chamados, fazem parte da corporação desde 2 de junho, e tiveram seus nomes escolhidos por votação popular nas redes sociais.

São três cães da raça pastor belga de malinois, e eles têm quase seis meses de vida. Nesta terça-feira (21), o prefeito Kayo Amado (Pode) esteve na base da GCM para acompanhar os primeiros treinamentos. A vice-prefeita, Sandra Conti, também compareceu ao canil da GCM.

De acordo com o chefe de instrução da Guarda Civil, GCM Vandilson, quando os cães ingressam na corporação, é realizado um teste para saber quais deles têm temperamento apropriado para o trabalho. “Posteriormente, já um pouquinho maiores, inicia-se o treinamento de comandos básicos, como sentar, deitar, caminhar junto, ficar parado”.

Loki foi o que mais se destacou entre os três, pois, segundo o chefe de instrução, ele tem aptidão para trabalhar com o faro. Na demonstração ao Prefeito, Loki encontrou o objeto escondido, comprovando seu potencial para o trabalho.

Após o período de treinamento básico, eles passarão para uma fase de treinamento mais específico, de mordida e abordagem.

Além da demonstração das habilidades dos “caçulas”, a equipe de instrutores dos cães, fez uma demonstração de agilidade, mordedura e habilidade com os cães adultos Agatha, da raça pastor alemão e Anúbis, pastor alemão também integrante da equipe do canil.

Atualmente a GCM de São Vicente conta com um efetivo de oito cães trabalhando no patrulhamento diário na Cidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.