Blitzes em dezembro vão bloquear romarias a cavalo em Mongaguá
Por Santa Portal em 11/11/2025 às 06:00
Mongaguá mais uma vez não permitirá a realização de romarias a cavalo no município, culturalmente ocorridas no mês de dezembro. Uma reunião na sexta-feira (7) delineou as dinâmicas que serão executadas para restringirem o acesso de grupos em charretes nas áreas urbanas.
Segundo a Prefeitura, estão previstas, por exemplo, blitzes em vários períodos do dia nas divisas do município com Praia Grande e Itanhaém, além de mobilizações de fiscalização na região da Plataforma de Pesca e ao longo da faixa arenosa nos 13 km de praias.
O planejamento das ações focaram no histórico de acidentes envolvendo esses eventos na cidade e na Baixada Santista. Em março deste ano, uma das romarias terminou com uma vítima fatal, em uma praia de Itanhaém. Em 2023, um animal morreu em decorrência de exaustão. Segundo a administração, as barreiras sanitárias realizadas até hoje.
A Lei Municipal n° 3.335/2023 proíbe a circulação de veículos de tração animal e de animais, montados ou não, em romarias, nas vias públicas do perímetro urbano do município. A inobservância acarreta a remoção do veículo ao Pátio e a apreensão do animal a um abrigo provisório. O descumprimento também é passível de multa, além das taxas para reaver tanto o veículo quanto o animal.