Bertioga também anuncia suspensão das aulas na rede municipal
Por #Santaportal em 15/03/2020 às 14:26
BERTIOGA – Assim como já havia sido feito por Santos e Guarujá, a Prefeitura de Bertioga, seguindo as orientações do Governo do Estado e para prevenir a contaminação de coronavírus na rede municipal de Educação, informa que a partir desta segunda-feira (16) começará a suspender as aulas nas escolas municipais. A pausa total das atividades deve ser feita até o dia 23. Durante a semana haverá reforço de conscientização aos alunos e familiares.
Neste sábado (14) foram notificados dois casos suspeitos para o novo coronavírus (COVID-19). As pacientes com 29 e 41 anos de idade chegaram de viagem em voo nacional na terça-feira (10).
O primeiro caso suspeito do Município foi notificado na quinta-feira (12). Uma moradora da Cidade, de 67 anos, que foi a São Paulo visitar a filha recém-chegada da Colômbia.
Os três estados de saúde são estáveis, sem sinal de gravidade e não há recomendação para internação hospitalar. Contudo, de forma preventiva, foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o desaparecimento total dos sintomas e usar máscaras de proteção.
A Vigilância em Saúde do Município continuará monitorando os casos. Foram coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado dos exames deve sair em até cinco dias.
Plano de Contingência
Desde o início da epidemia, a Prefeitura de Bertioga destaca que vem realizando ações estratégicas para agir em caso de contaminação para o Covid-19. No início de fevereiro, mais de 30 profissionais da saúde de Bertioga se reuniram para discutir o Plano de Contingência Municipal que deve ser seguido por todas as unidades da Cidade. No documento constam informações sobre como cada profissional deve proceder, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo as referências regionais em âmbito hospitalar, para os casos graves, entre outros.
Situação em outras cidades da região
Outras cidades da Baixada Santista também podem adotar o mesmo tipo de medida. Praia Grande informou que ainda não há um plano relacionado à suspensão das aulas dos colégios municipais. Já Mongaguá pretende definir a situação nas próximas 48 horas.
Em São Vicente, a Prefeitura diz que vai aguardar a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na manhã da próxima segunda-feira (16) para, em conjunto com outros municípios, tomar uma decisão a respeito do assunto. No entanto, a Secretaria de Educação de São Vicente já orientou as famílias dos alunos a se organizarem na semana que vem para que os estudantes permaneçam em casa. Os alunos também estão sendo orientados a evitarem aglomerações.
A Prefeitura de Peruíbe também ainda não tomou uma posição a respeito e espera a reunião do Condesb antes de uma decisão sobre o tema. A Administração Municipal destaca que está monitorando a situação neste final de semana e que a população será avisada sobre qualquer novidade a respeito do assunto.
A Secretaria Municipal de Cubatão não informou nenhum tipo de alteração e, até o momento, as aulas permanecem mantidas na rede pública de ensino.
A Prefeitura de Itanhaém ainda não se manifestou oficialmente sobre uma possível paralisação das aulas.
LEIA TAMBÉM:
Santos e Guarujá vão suspender aulas na rede pública por causa do coronavírus