Escolas municipais e estaduais de Bertioga e Peruíbe receberam, nesta quinta-feira (4), fiscalização surpresa feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), para verificar a situação das unidades escolares. No total, foram vistoriadas 393 escolas de 319 municípios em todo o Estado, com 393 técnicos.





Na Baixada Santista, as cidades foram as únicas a receberem o mutirão.





Com início às 7h00, a fiscalização ordenada checou a infraestrutura das escolas, bem como o fornecimento de água, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas, banheiros, cozinha, locais de convivência, pátios e quadras esportivas. A vistoria incluiu, ainda, inspeções em transporte escolar, uniformes, equipamentos, materiais didático-pedagógicos e computadores com acesso à internet.





Os dados das principais ocorrências e situações de irregularidade foram transmitidos em tempo real para os Departamentos de Fiscalização e ao Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas e disponibilizados no site do TCE-SP.





A partir das ações será elaborado um relatório gerencial parcial para divulgação de informações de interesse público, e outro relatório consolidado, com dados segmentados e regionalizados, que será encaminhado aos Conselheiros-Relatores de processos ligados às escolas fiscalizadas.





Todas as prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo órgão a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso. Os dados sobre as unidades escolares que foram vistoriadas serão divulgados somente após a consolidação total das informações.