Foi assinado nesta sexta-feira (14), em Guarujá, o decreto municipal que confere a Cessão de Uso de Próprio Público para a instalação da nova sede da 2ª Companhia do 21° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).





A área de 3.200 m² fica na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, 225, Jardim Boa Esperança (Vicente de Carvalho), onde funcionava o Subgrupamento de Bombeiros. A ação faz parte das comemorações da Semana do Padroeiro da Cidade.





“A segurança é um item fundamental para a nossa Cidade, por isso temos investido e equipado os nossos profissionais. Hoje damos mais um passo importante para fortalecer a segurança na região”, afirmou o prefeito de Guarujá.





A 2ª Cia é responsável pelo policiamento na área de Vicente de Carvalho, Morrinhos e Vila Zilda, e possui um efetivo de 110 policiais militares. O local já está passando por reformas e a previsão é que elas sejam finalizadas até abril.





“Queremos agradecer a parceria com o Município, pois com a soma de esforços podemos avançar ainda mais na Segurança Pública. A nova sede representa valorização profissional e melhor atendimento para a população”, afirmou o Tenente-coronel PM, Gustavo Pereira Lima Magnani.





Na ocasião, também foi assinada a Renovação do Convênio da Operação Delegada, que tem o objetivo de oferecer mecanismos para que as cidades possam melhor cumprir a missão de fiscalização e postura, enquanto aumentam a presença policial nas ruas. Por meio dela, os policiais militares atuam como fiscais em posturas, meio ambiente, combate a invasões, entre outras atribuições do poder municipal.





Batalhão





Este ano está prevista também o início da construção do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, localizado na Avenida Atlântica, 380, Jardim Centenário (Enseada).





O valor da obra está estimado em pouco mais de R$ 24,7 milhões e a área, de 3.630 metros quadrados, foi doada pela Prefeitura, nos termos da lei municipal nº 4.677/2019. O prédio terá três pavimentos e vai comportar a sede do Batalhão, a sede da 5ª Companhia e os alojamentos da Operação Verão.





Durante a cerimônia foi apresentada a atualização do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (2022-203). O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres naturais. São procedimentos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes. O Plancon pode ser consultado no site da Prefeitura.