Bares e restaurantes movem ação contra Governo do Estado para entrar em Fase Amarela

Por #Santaportal em 29/01/2021 às 11:27

JUDICIAL – O Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes (SinHoRes) entrou na justiça na última quinta-feira (28), com uma ação contra o Governo do Estado para ‘reclassificar’ o setor na Fase Amarela do Plano São Paulo. 

Para o presidente do SINHORES, Heitor Gonzalez, a medida trará prejuízos irreverssíveis para o segmento. “Entramos com a ação pedindo a reclassificação do segmento para a fase amarela, pois entendemos que a medida não condiz com a real situação da ocupação de leitos da região da Baixada Santista”, destacou o presidente.

No último fim de semana, o grupo já realizou uma manifestação em Santos contra as medidas restritivas impostas pelo governador João Dória (PSDB) de fechamento às 20 horas durante e semana e total aos fins de semana. 

Caso aceito pela Justiça, o reposicionamento terá validade até 8 de fevereiro, quando Dória fará nova avaliação de todo o Estado. A decisão deve sair ainda hoje (29).

As regras da Fase Amarela possibilitariam funcionamento de 10 horas por dia, com 40% de capacidade. 

Meia porta
Segundo empresários do ramo, a Região está abaixo das médias do Estado nos quesitos da pandemia, como a ocupação dos leitos de UTIs, por exemplo: 45% na Baixada, comparados a 71% em todo o Estado. 

“Nossa classificação, segundo os critérios e indicadores, é de fase amarela. Mas, de forma arbitrária e sem qualquer critério, fomos empurrados para a fase laranja durante a semana, e pior: fase vermelha aos finais de semana. O governo passa a seguinte mensagem para população de bem: você que faz o correto é segue as normas, você é penalizado”, afirma Arthur Veloso, proprietário do Fit N Fun.

A tradicional casa noturna na orla do Boqueirão é outra que está sofrendo com as restrições municipais. Segundo Gabriel Costa, sócio-proprietário da Moby Dick, em 22 anos de funcionamento o local nunca passou por situação financeira tão complicada. “Nesse horário, é impossível. Impossível. A gente já tentou de tudo. Já são 10 meses nessa vida, desde 16 de março. Já mudamos o estilo para abrir mais cedo, flexibilizar, buscar alternativas, mas agora estamos de mãos atadas diante dessa decisão”. 

Com a nova reclassificação do Plano São Paulo, o horário de funcionamento de bares e restaurantes devem seguir as recomendações da fase laranja, de segunda a sexta, e a fase vermelha aos finais de semana.

Fase amarela

Na fase amarela, o comércio pode atuar com capacidade limitada de 40%, com horário reduzido de 10 horas, após as 6h e antes das 22h. Além disso, devem ser adotados protocolos  de segurança gerais e setoriais específicos. 

Consumo e atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados. A venda de bebidas alcóolicas pode ser realizada até as 20h.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.