Banhistas são flagrados tentando devolver golfinho machucado ao mar em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 07/02/2022 às 21:30
Um golfinho foi encontrado encalhado e machucado no mar da Praia da Enseada, em Guarujá, na tarde de domingo (6), e banhistas tentaram devolvê-lo para a água. Apesar da ação, o animal acabou morrendo, conforme informou o Gremar.
Segundo apurado pelo Santa Portal, o animal teria encalhado na faixa de areia, e banhistas tentaram devolvê-lo ao mar. Nas imagens, é possível ver um deles segurando o animal, enquanto dezenas de pessoas o cercam.
(Vídeo: Guarujá Mil Grau)
Em seguida, o rapaz devolve o golfinho para a água. Apesar disso, o animal voltou para a faixa de areia, pois estava machucado, e acabou morrendo.
Segundo o Instituto Gremar, o animal foi avistado ainda com vida próximo à faixa de areia por alguns banhistas, mas veio a óbito antes da chegada do resgate. Diante do ocorrido, a equipe do Instituto Gremar removeu a carcaça para realização de exame necroscópico no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no mesmo município. O procedimento tem por objetivo identificar o animal e investigar as causas de sua morte.
O exame apontou que se tratava de um golfinho da espécie Pontoporia blainvillei, mais conhecido como “toninha”, macho, filhote, de aproximadamente 4,37 kg.
Como o período da convivência materna costuma ser bastante extenso no caso deste e de outros cetáceos, a causa mais provável para o óbito é que o filhote tenha se perdido da mãe de forma precoce, o que teria afetado suas condições básicas de sobrevivência.
Isso explica, por exemplo, a ausência de alimento em seu estômago, constatada durante a necropsia.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.