Baleia jubarte encalha e é retirada da faixa de areia em praia de Itanhaém

Por Santa Portal em 29/09/2021 às 20:02

Gabriela Cristina/Instituto Biopesca
Gabriela Cristina/Instituto Biopesca

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada morta na praia do Satélite, em Itanhaém, após encalhar na faixa de areia. Equipes do Instituto Biopesca fizeram a remoção da carcaça do animal.

A baleia era uma fêmea, encontrada já sem vida e em avançado estado de decomposição, com quase oito metros de comprimento. Esse é o quarto encalhe registrado neste mês.

A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém para destinação adequada.

Esta é a 14° ocorrência de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca neste ano, doze delas pertencentes à espécie de jubartes.

A equipe do Biopesca realizou a necrópsia do animal para recolher amostras para análise em laboratório. Não foi possível identificar a causa da morte, mas os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos. Os especialistas do Instituto dizem que a separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ele ter se perdido, ou a captura acidental pela pesca, são os principais motivos para mortes de baleias.

Nesta época do ano, as baleias jubartes migram das águas mais frias de seus locais de origem para as águas mais quentes do Norte do Brasil para se reproduzir ou dar à luz.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, é possível entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.