Baleia jubarte é encontrada em decomposição em Guarujá

Por Santa Portal em 05/10/2022 às 21:06

Baleia Jubarte é encontrada em decomposição em Guarujá
Baleia Jubarte é encontrada em decomposição em Guarujá

A equipe do Instituto Gremar encontrou na manhã da última terça-feira (4) a carcaça de uma baleia jubarte em avançado estado de decomposição, na Praia da Enseada, no Guarujá.

Após registrar a ocorrência, a equipe confirmou que se tratava de uma baleia jubarte (Megaptera novaeanglicae), macho, ainda juvenil. Amostras foram coletadas para posterior análise no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no mesmo município. Em seguida, o restante da carcaça foi removido pela limpeza pública municipal.

A baleia jubarte tem como uma de suas principais características a vocação altamente migratória, sendo capaz de percorrer grandes distâncias, atingindo em alguns casos mais de 16m de comprimento e 40 toneladas de peso.

Recuperando-se da ameaça de extinção causada principalmente pela caça, que a vitimou por longas décadas, as baleias jubarte hoje sofrem, principalmente, com as mudanças climáticas, já que o aquecimento das águas tem as afastado de seus locais originais de reprodução, na região tropical. Outros fatores, como a presença de resíduos, redes e petrechos de pesca no mar também exigem atenção para que não haja retrocesso em sua preservação.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, é necessário entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.