Baixada Santista tem 21 mortes e 246 casos confirmados do novo coronavírus

Por #Santaportal em 10/04/2020 às 20:30

CORONAVÍRUS – Com os números atualizado, a Baixada Santista agora soma 21 mortes e 246 casos confirmados da Covid-19. A região conta também com 1.465 casos suspeitos, além de 51 mortes sob investigação, que podem ter sido ocasionadas pela doença.

Santos
A Prefeitura de Santos contabiliza agora 12 óbitos de residentes que tiveram resultados positivos para Covid-19. A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) do Município recebeu duas notificações da doença em munícipes que faleceram. Um deles é o médico ortopedista Luís Augusto Chirighini Bicudo, de 74 anos, que estava internado em hospital particular e faleceu na madrugada desta sexta (10) ; o outro é uma mulher, de 89 anos, que deu entrada em unidade de pronto atendimento (UPA) da Cidade, no dia 6 de abril, e foi a óbito no mesmo dia. Os outros 10 resultados positivos de Covid-19 em munícipes que faleceram são de quatro mulheres (69, 73, 92 e 95 anos) e de seis homens (59, 74, 75, 79, 84 e 89 anos). Agora, 22 óbitos de residentes seguem em investigação pela Seviep.

Nesta sexta (10), também foram confirmados mais 23 casos da doença em moradores da Cidade, totalizado assim 192 casos ? aumento de 13% em 24 horas. Até quinta (9), havia 169 confirmações.

Santos ainda tem 462 casos suspeitos e 22 óbitos em investigação para Covid-19.

Costa Fascinosa
A Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos (área da União), autorizou o desembarque de 240 tripulantes do navio Costa Fascinosa para que possam retornar ao país de origem (Filipinas). A operação de desembarque será realizada neste sábado (11), a partir das 9h. Cada um dos 240 tripulantes passará por avaliações clínicas e será submetido a teste rápido para a detecção do Covid-19. A operação será monitorada pela Anvisa.

Segundo a Anvisa, a análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e levar de volta os tripulantes para o país de origem. A medida está em acordo com a decisão liminar da Justiça Federal, obtida pela Prefeitura de Santos para evitar um possível colapso da saúde local, caso avancem os casos de Covid-19 na embarcação. Dez tripulantes precisaram ser removidos para atendimento de urgência e estão internados em hospital filantrópico da Cidade (atendimento privado) ? sete deles tiveram resultados positivos da doença e três aguardam análises laboratoriais. O navio Costa Fascinosa está em quarentena desde o dia 19 de março.

De acordo com a Anvisa, há 37 casos suspeitos de Covid-19 entre os 679 tripulantes. Se todos os 240 tripulantes filipinos puderem desembarcar, ainda ficarão a bordo do navio 439 pessoas.

Guarujá
Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde já havia confirmado que dois óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Nesta tarde, outras cinco mortes suspeitas tiveram seus resultados divulgados: nenhuma delas foi pela Covid-19. Então, o Munícipio aguarda exames de outros cinco falecimentos, com idades que variam entre 52 e 80 anos. A maioria dos pacientes possuía doenças associadas e têm em comum a causa da morte por síndrome respiratória aguda grave.

A Cidade agora tem nove casos confirmados da Covid-19. Sendo que os demais pacientes seguem realizando quarentena em suas próprias casas, monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Eles são instruídos a informar quaisquer alterações em seus estados de saúde imediatamente.

São 300 casos suspeitos da doença, onde 27 deles estão internados, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais munícipes seguem em isolamento domiciliar, conforme recomendação da Secretaria de Saúde (Sesau).

As análises laboratoriais já descartaram 58 casos considerados suspeitos anteriormente.

Casos confirmados
Um homem, de 38 anos, morador da Astúrias, veio a óbito em Santos, na Casa de Saúde, no dia 28 de março. O paciente era obeso e sofria com problemas cardiovasculares. A confirmação para a Vigilância Epidemiológica de Guarujá chegou nesta sexta-feira. O exame foi realizado pelo Centro de Genomas, entidade credenciada pelo Ministério da Saúde para diagnóstico.

Também uma mulher, de 72 anos, moradora da Vila Baiana, possuía doença cardiovascular, era hipertensa e tinha quadro febril. Seu falecimento foi no dia 2 de abril, na UPA da Enseada. O resultado veio do Instituto Adolfo Lutz (IAL)

No dia 6 de abril, um casal de moradores da Astúrias, que chegou à Cidade vindo de um cruzeiro internacional de 20 dias pela América do Sul. A mulher tem 58 anos, é servidora pública do Estado e não possui doença associada. Já o homem, de 68 anos, que é advogado, tem pericardite ? uma inflamação que afeta a membrana protetora do coração. Ambos têm quadro de saúde estável.

No dia 3 de abril, duas mulheres, uma de 50 anos e outra de 72, moradoras do Centro e Astúrias, respectivamente, tiveram confirmação da Covid-19. Ambas têm quadro clínico estável.

Um homem, de 31 anos, profissional liberal e morador da Vila Zilda. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho no dia 10 de março apresentando sintomas da doença. Seu exame positivo foi enviado à Sesau no dia 2 de abril.

No dia 1 de abril, a Secretaria de Saúde (Sesau) já havia recebido a confirmação do segundo caso da Covid-19 na Cidade. É um comerciante, de 38 anos, morador da Astúrias, que já estava sendo monitorado e em isolamento domiciliar pois tinha sintomas da doença. No dia 29 de março, o paciente foi ao Hospital Don Domênico (HDD) para a coleta de amostras. Já no dia 31, ele retornou ao hospital, dessa vez com sintomas de febre e tosse. Internado desde então em um leito isolado de enfermaria, seu quadro de saúde é estável. O homem recebeu alta na última segunda-feira (6).

O primeiro caso confirmado da doença na Cidade foi no dia 29 de março, de um homem, de 38 anos, morador do Guaiúba, que é profissional da saúde e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Capital Paulista.

São Vicente
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que registra oito casos confirmados de coronavírus na Cidade. Neste momento, 128 casos suspeitos são investigados. Destes, 17 estão internados (9 em UTI). Os demais se encontram em isolamento social. Sete óbitos aguardam resultado de exame. Já foram descartados 27 casos suspeitos, incluindo dois óbitos.

Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que a Cidade tem 25 casos confirmados, sendo seis óbitos causados pela Covid-19. Quatro mortes foram descartadas para o novo coronavírus, porém sete óbitos ainda seguem sob investigação.

O Município tem 316 casos suspeitos. Atualmente, 82 pessoas seguem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames. Além disso, Praia Grande tem 35 pacientes internados, sendo sete deles em UTI.

Mongaguá
A Cidade tem 22 casos suspeitos e quatro pacientes estão internados. Além disso, um paciente morreu em decorrência da Covid-19. Ele tinha 73 anos e fazia parte dos óbitos investigados. A informação da morte desse paciente por coronavírus foi confirmada na última terça-feira (8). Ainda há dois óbitos em investigação.

Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde informa que Cubatão registra três casos confirmados da Covid-19. Atualmente são 92 casos suspeitos do novo coronavírus na cidade, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Desse total, 71 pacientes estão em isolamento domiciliar e 21 estão internados ? 18 em Clínica Médica e 3 em UTI. Outros 12 casos foram descartados pelo instituto de referência em diagnóstico.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a morte de um residente da cidade suspeito de ter contraído a Covid-19 é investigada. A vítima, um homem de 61 anos com doença crônica, foi atendida na UPA do Jardim Casqueiro em 31 de março e estava internado em UTI do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, desde o dia 1° de abril, quando faleceu.

Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém confirma que o Município tem três pacientes com a doença. Além disso, dois óbitos estão sendo investigados por suspeita de Covid-19.

Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informa que a Cidade tem 52 casos suspeitos de Covid-19. Um paciente com a suspeita da doença está internado na UTI de um hospital da região.

Peruíbe
De acordo com atualização da Vigilância Epidemiológica na tarde desta sexta, atualmente são cinco casos confirmados de moradores da Cidade e 41 casos suspeitos. Peruíbe não tem nenhuma morte confirmada, porém são cinco óbitos que estão sendo investigados para Covid-19.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.