26/10/2021

Dia de Finados já movimenta municípios da Baixada Santista

Por Santa Portal em 26/10/2021 às 12:11

Faltando uma semana para o Dia de Finados, que acontece na próxima terça-feira (2), prefeituras da Baixada Santista começaram as preparações para receber visitantes nos cemitérios municipais no feriado.

Sendo o segundo ano consecutivo na pandemia, é necessário que o público siga todas as orientações, como o uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social.

Santos

Os três cemitérios funcionarão ininterruptamente das 7h às 17h, inclusive a Administração.

A capela do Cemitério da Areia Branca terá missas às 8h, 11h e 15h, celebradas pelo padre Cláudio da Conceição, da Paróquia de Santa Margarida Maria. Ele também fará a bênção dos túmulos dos fiéis católicos.

Já no Cemitério da Filosofia, o padre Aluísio Antonio da Silva, da Paróquia São Tiago Apóstolo (Chico de Paula) fará celebrações às 10h e 12h, enquanto no Paquetá, a missa será às 8h, com o padre Claudenil Moraes da Silva, da Catedral.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 20 mil pessoas devem visitar os três cemitérios públicos municipais nas celebrações do Dia de Finados. Sendo eles, da Areia Branca, Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº, Filosofia, Praça Ruy de Lugo Viña s/nº, Saboó, e Paquetá, R. Dr. Cochrane s/nº.

Nos cemitérios estão sendo realizados nebulização de todas as alamedas, acessos, jazigos e túmulos, reparos em alvenaria, pintura e caiação geral, além de reposição de placas de grama, explicou o coordenador Carlos Eduardo da Silva, o Jarrão.

No Dia de Finados, será permitido o estacionamento de veículos em dois trechos da Avenida Martins Fontes (pista local, no sentido Zona Noroeste/Centro), nas proximidades do Cemitério da Filosofia (Saboó): entre as ruas Ilhabela e Flamínio Levy e, ainda, entre a Praça Rui de Lugo Viña e a Rua Professora Maria Neusa Cunha.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) também manterá operadores de tráfego nas proximidades dos cemitérios da Cidade para o monitoramento do trânsito e orientação a motoristas e pedestres.

Algumas linhas municipais de transporte adotarão rotas alternativas, por conta do grande fluxo de visitantes aos cemitérios. Sendo elas:

Linha 10: Túnel Rubens Ferreira Martins, Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Av. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, Rua Visconde do Embaré (desembarque e embarque no Terminal Valongo, pelo portão lateral), segue Rua Visconde do Embaré, Praça dos Andradas, Rua Amador Bueno, Rua Frei Gaspar, Avenida São Francisco e itinerário normal.

Linha 17: Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Av. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, Rua Visconde do Embaré (desembarque e embarque no Terminal Valongo, pelo portão lateral), segue Rua Visconde do Embaré, Praça dos Andradas, Retorno, Praça dos Andradas, Av. Visconde de São Leopoldo, Praça dos Andradas, Túnel Rubens Ferreira Martins e itinerário normal.

Linha 07: Av. Senador Pinheiro Machado (canal 1), Rua Joaquim Távora, Rua José Gonçalves da Mota Júnior e Rua Antônio Bento de Amorim.

Linha 77: Rua Antônio Bento de Amorim, Rua José Gonçalves da Mota Júnior, Rua Joaquim Távora, Av. Senador Pinheiro Machado (canal 1).

Memorial Santos

A Memorial Santos, localizada na Avenida Nilo Peçanha, 50, terá programação especial no Dia de Finados com entrada gratuita. A abertura do evento será às 10h, com a missa do Frei Denílson de Freitas, Reitor do Santuário de Valongo. Já às 17h, haverá a missa com Padre Cláudio Scherer, do Santuário São Judas Tadeu.

Por fim, haverá a apresentação do Altemar Dutra Jr, cantor romântico, filho do Altermar Dutra e da Martha Mendonça, a partir das 18h30. O cantor irá apresentar os seus grandes sucessos que misturam ritmos e tradições. Dentre os trabalhos de destaque está o de 2014, quando realizou um tributo a seu pai com o CD Sentimental Somos Nós.

No dia, também ficará em exposição, no espaço ao lado do Museu de Veículos Antigos o Chevrolet Ramona fúnebre, do ano de fabricação de 1930, que transportou o corpo do Pai da Aviação, Santos Dumont, de Guarujá a São Paulo, em julho de 1932.

São Vicente

Para evitar aglomerações, não haverá programação campal. Os portões irão abrir uma hora mais cedo, às 7h, e ficarão abertos até às 18h.

O Cemitério Municipal passou por serviços de pintura recentemente, além dos trabalhos recorrentes de manutenção, como limpeza, roçagem e capinação. No dia, a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçará o patrulhamento nas imediações.

De acordo com a Administração do Cemitério Municipal, o público no Dia de Finados costumava ficar em torno de 10 mil pessoas. No entanto, por conta da pandemia, a expectativa para este ano é que o número de visitantes fique abaixo dessa média.

Praia Grande

O Cemitério Morada da Grande Planície, localizado na Avenida Ministro Marcos Freire, 3377, no Bairro Antártica, em frente ao Viaduto Eládio E. P. de Barros (VD 15) da Via Expressa Sul, funcionará das 7h às 18h no Dia de Finados.

O local continua recebendo pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) pintura geral, limpeza, manutenção do paisagismo, pequenos reparos, além de revitalização de toda a sinalização viária do entorno pelas equipes da Secretaria de Trânsito (Setran).

No dia, contará com equipes da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito e apoio da Polícia Militar.

O cemitério é atendido pelas linhas municipais de ônibus 13 TR e 12 CO (pela Avenida do Trabalhador) e 33 MA (pela Avenida Ministro Marcos Freire), além das linhas intermunicipais 934, 931, 910, 927, 934 EX e 941 (pela Avenida Ministro Marcos Freire).

As celebrações religiosas seguirão programação específica. Às 8h, será realizada missa católica, da Igreja Santo Antônio. Logo depois, às 10h, está programado culto evangélico. Às 12h acontecerá missa católica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Já às 14h será realizada celebração de matrizes africanas. As últimas celebrações começam às 16h com missa católica da Igreja Nossa Senhora das Graças; e às 17h com um culto evangélico.

A previsão da Prefeitura de Praia Grande é que ao longo do feriado, cerca de 15 mil pessoas visitem o cemitério.

Guarujá

Em Guarujá, os três cemitérios municipais – Consolação, Vila Júlia e Morrinhos – não terão limitação de público, e funcionarão das 8h às 17h. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas visitem os cemitérios entre o final de semana que antecede o Dia de Finados, até a terça-feira (2).

No início do mês, serviços de zeladoria, como capinação, roçada, pintura e limpeza, foram intensificados. Por conta das chuvas nos últimos dias, a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) está trabalhando na parte interna realizando reparos e manutenção em todos os cemitérios.

A Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran) também já iniciou a pintura do solo no entorno dos cemitérios, com o objetivo de organizar o trânsito para receber os visitantes.

Além disso, a Coordenadoria de Controle de Vetores, da Secretaria de Saúde, tem se reunido para traçar ações estratégicas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypit, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Por conta do aumento do fluxo de pessoas no Dia de Finados, os trabalhos foram intensificados neste mês de outubro, com duas ações por semana, focadas no combate aos focos de proliferação de larvas. A coordenadoria atua junto com o Setor de Zoonoses, para a eliminação de outros insetos, como baratas, por exemplo.

A programação religiosa para o Dia de Finados já está definida. Próximo ao Cemitério da Consolação, localizado na Avenida Presidente Vargas, 785, em Vicente de Carvalho, terá missa às 8h, na Paróquia São José, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, e culto às 11h, na Igreja Universal.

Já o Cemitério Jardim da Paz, Avenida Lídio Martins Corrêa, 1512, Morrinhos, conta com missa às 8h, na Paróquia Bom Jesus, e cultos às 11h e às 14h, na Igreja Universal. Por fim, no Cemitério da Saudade, Rua Silvio Rolim, s/n°, Vila Júlia, a missa será às 9h e às 11h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e culto na Igreja Universal, às 12h30.

Itanhaém

Os cemitérios de Itanhaém estarão abertos das 8h às 17h no Dia de Finados. E estão previstas a realização de missas campais na data. Sendo elas, no Cemitério do Centro às 9h30 e às 16h, e no Cemitério do Coronel às 16h.

Bertioga

O Cemitério Municipal de Bertioga, localizado na Rua da Saudade, s/n°, Centro, estará aberto para visitação das 7h às 18h. A Secretaria de Serviços Urbanos acredita, com base nas informações do ano passado, que mais de 3 mil pessoas visitem o cemitério.

Para a data, todas as instalações estão recebendo nova pintura, além da intensificação dos serviços de limpeza, como corte de grama, poda de árvores, raspagem de guia e sarjeta, que já são feitos constantemente.

De acordo com a Diretoria de Trânsito e Transportes, no Dia de Finados será utilizada a tabela de dia útil, com a intenção de disponibilizar mais ônibus para a população.

Peruíbe

O Cemitério Santa Isabel, está ativo e aberto ao público o ano todo. Já o Cemitério São João Batista, que foi o primeiro da cidade, não são feitos mais sepultamentos. Todavia, ambos estarão abertos para a visitação dos túmulos das 7h às 17h.

Segundo informações da Paróquia São João Batista de Peruíbe, haverá missas às 9h no Cemitério São João Batista, às 11h e às 15h no Cemitério Santa Isabel, e às 19h na Igreja Matriz São João Batista.

A Administração Municipal enviará equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) nos dois cemitérios. Por fim, não haverá alteração na rota dos ônibus municipais.

Cubatão

A Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos informou que está realizando diversos reparos no Cemitério Municipal para a programação do Dia de Finados, que ocorre das 8 às 17 horas, na Rua José Vicente, Sítio Cafezal, s/nº.

Entre os serviços estão roçagem, carpição, manutenção elétrica e hidráulica, além da preparação da capela para a celebração das missas, que ocorrem, de hora em hora, das 8 às 13 horas.

Os protocolos de segurança contra o coronavírus prosseguem: utilizar máscara, manter o distanciamento social, higienizar as mãos.

De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito, não haverá mudança de itinerário da linha municipal.

A expectativa de público sempre foi em torno de 10 mil pessoas, contudo, por conta da pandemia, não é possível no momento estimar se haverá menos pessoas no local.

Até o momento, Mongaguá ainda não respondeu sobre a programação para o Dia de Finados. Assim que se manifestar, atualizaremos essa matéria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.