Acidentes de trânsito fatais diminuem em toda a Baixada Santista, diz pesquisa
Por Santa Portal em 19/06/2021 às 08:24
De acordo com os dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, a Baixada Santista registrou queda no número de fatalidades de trânsito nos primeiros cinco meses de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram 82 ocorrências, enquanto de janeiro a maio de 2020 foram registrados foram 102 óbitos no trânsito da região (-20%).
Houve também uma redução no número de fatalidades de trânsito em maio de 2021 na comparação com o mesmo mês em 2020. Foram 22 acidentes neste ano contra 21 no período anterior (-4%).
O grupo de motociclistas foi o que apresentou maior redução nas fatalidades de trânsito, com oito óbitos registrados em maio de 2021 ante 14 no mesmo período do ano passado (-43%).
Também foi registrada queda no acumulado entre janeiro e maio de 2021, com 25 acidentes com vítimas fatais envolvendo motos contra 43 nos cinco primeiros meses de 2020 (-42%).
O total de acidentes fatais envolvendo ciclistas de janeiro a maio deste ano também diminuiu: foram registradas 12 vítimas em bicicletas. No mesmo período, no ano passado, foram 18 óbitos (-33%).
O número de vítimas fatais em automóveis nos primeiros cinco meses de 2021 também foi menor: 14 fatalidades em maio de 2021 contra 18 em 2020 (-22%).
Houve aumento no total de óbitos envolvendo pedestres na Baixada Santista entre janeiro e maio de 2021. Foram registradas 23 ocorrências contra 18 no mesmo período em 2020.
Estado de São Paulo
O Estado de São Paulo manteve relativa estabilidade no número de fatalidades de trânsito nos cinco primeiros meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando os índices de isolamento social por conta da pandemia da covid-19 foram maiores.
Dados do Sistema de Monitoramento do Governo do Estado indicam que a taxa média de isolamento em maio de 2020 foi de 49% e de 42% em maio deste ano.
Nos primeiros cinco meses de 2021 foram contabilizados 1932 óbitos por acidentes de trânsito, contra 1903 entre janeiro e maio do ano passado, um aumento de 1,5%.
Com relação aos acidentes com vítimas, houve um aumento de 9,7%, passando de 64.325 casos em 2020 para 70.587 em 2021.
“As fatalidades no trânsito se mantiveram em relativa estabilidade mesmo com uma redução significativa dos índices de isolamento social. Isso demonstra o acerto das ações do Programa Respeito à Vida na educação para o trânsito, mobilidade urbana e segurança viária”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Meios de transporte
No período, a maior redução nas fatalidades foi referente aos acidentes envolvendo ciclistas, que caíram 9%, de 166 em 2020 para 151 em 2021.
Também se verificou uma queda de 7,6% nos óbitos de pedestres, que passaram de 448 no ano passado para 414 em 2021.
As ocorrências com ocupantes de motocicletas se mantiveram estáveis (754 em 2020 e 758 em 2021) e as que abrangem passageiros de automóveis aumentaram 8,8%, de 432 em 2020 para 470 em 2021
Programa Respeito à Vida
Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado.
O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.
Diversas medidas têm sido adotadas para reduzir a mortalidade relacionada nas rodovias do Estado de São Paulo. Entre elas, algumas de maior impacto podem ser destacadas.
Velocidade no atendimento
A redução no tempo de atendimento às vítimas de acidentes pode reduzir a mortalidade em até 60%. Em rodovias, esse aspecto é ainda mais relevante, dado os tempos naturalmente dispendidos entre o deslocamento da equipe de resgate até o local do acidente e, em situações mais graves, dali para o hospital mais próximo.
Os socorristas chamam esse período crítico de “A Hora de Ouro”, que é absolutamente relevante para as estatísticas de salvamentos de acidentes de trânsito.
Iluminação em trechos urbanos
Estudos indicam forte redução de mortalidade em trechos urbanos de rodovias que foram iluminadas.
Um estudo que reuniu resultados de 50 pesquisas referentes ao impacto sobre os acidentes da iluminação em vias previamente não iluminadas concluiu pela de redução de 60% em acidentes fatais nessas áreas.
Cinto de segurança no banco traseiro
Uma pesquisa realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) em rodovias concedidas indicou, em 2019, que em torno de 10% das pessoas não usam o cinto de segurança nos bancos dianteiros e 30% no banco traseiro.
Essa prática é de extrema importância e vem sendo estimulada por meio de campanhas educativas e fiscalização, uma vez que estudos indicam redução de mortalidade em torno de 25% para ocupantes do banco traseiro e 45% para os bancos dianteiros.