Baixada anuncia que vai entrar com recurso junto ao Estado por fase amarela
Por #Santaportal em 28/06/2020 às 21:02
CORONAVÍRUS – Em sua live dominical nas redes sociais, Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Condesb, anunciou que irá entrar com recurso junto ao Governo do Estado para que a Baixada Santista entre na fase amarela do Plano São Paulo de retomada econômica- atualmente está na laranja.
“Não concordamos com esses dados do Estado. Estamos apresentando recurso justamente pelo fato de que a Baixada Santista possui capacidade hospitalar, taxa de ocupação e estamos na fase verde destes dois itens. E em outras, estamos no amarelo. Dos cinco critérios, estamos dois no verde, dois no amarelo e um no laranja. E estamos no laranja? Isso não procede. Essa defasagem faz demorar a enxergar o que estamos vendo”, explica Paulo Alexandre.
Blitz Covid-19
Paulo Alexandre Barbosa também anunciou que a terceira Blitz Covid -19 realizada em Santos, pela Prefeitura, está marcada para o próximo final de semana (dias 4 e 5), das 8h às 14h, na Área Continental e Região Central.
A ação na Área Continental vai atender os bairros Caruara, Monte Cabrão, Quilombo, Iriri e Mantiqueira. Já na área central, atenderá ao Centro, Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias. Os pontos de testagem serão definidos e divulgados durante a semana.
Na blitz, todos os munícipes passam por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, são submetidos ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O exame indica se a pessoa já teve contato com o vírus ou se está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.
O resultado é informado cerca de 40 minutos depois, por meio de telefone cadastrado do munícipe. Aqueles com resultados positivos são orientados pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) sobre os primeiros procedimentos, isolamento domiciliar e orientação para a realização do exame RT-PCR (laboratorial) na rede municipal.
A blitz é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Fundo Social de Solidariedade. Duas já foram realizadas: a primeira na Zona Noroeste, nos dias 20 e 21, com 12.264 testes rápidos efetuados, sendo 1.332 resultados positivos (10,9%). A segunda ocorreu nos Morros neste final de semana (27 e 28), somando 10.417 pessoas testadas, 1.076 delas com resultados positivos (10,3% do total).