Avanço de frente fria deixa mar agitado a partir desta quinta, alerta NPH-Unisanta

Por Santa Portal em 06/11/2025 às 15:00

Francisco Arrais/Arquivo Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Arquivo Prefeitura de Santos

O avanço de uma frente fria e ventos muito intensos na região costeira vão provocar mar agitado e maré acima do normal na Baixada Santista a partir desta quinta-feira (6), de acordo com as previsões dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.

O mar já está agitado na Baía de Santos e na orla das demais cidades da Baixada Santista, com ondas do quadrante sul que devem ultrapassar 2,5m de altura significativa entre quinta e domingo (9).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá superar 1,6m em toda a região de orla da Baixada Santista e 1,8m no interior do Estuário (Santos, São Vicente e Cubatão), com altura máxima prevista para sexta-feira às 3h, o que representa um aumento de 30cm em relação à tábua de marés.

De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de atenção na região de orla de todos os municípios da Baixada Santista devido à previsão de altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0m, podendo evoluir para alerta devido aos ventos intensos locais previstos que podem elevar a altura significativa das ondas acima de 3,0m.

Na região do interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão o estado é de atenção devido a previsão de nível do mar entre 1,8m e 2,0m.

Com relação à meteorologia, a previsão para esta quinta-feira é de chuva moderada a fraca, e a sexta-feira (7) apresentará relativa melhora do tempo, com oscilação de sol entre nuvens. No entanto, o avanço de uma frente fria trará instabilidades no sábado (8).

Há previsão de intensificação do vento desde as primeiras horas da madrugada, com risco de rajadas intensas de cerca de 90 km/h, que poderão se intensificar também em outros períodos do decorrer do dia. Além disso, há previsão de pancadas de chuva no sábado, com intensidade e volume moderados. A partir do domingo (9/11), não são esperados ventos fortes ou chuvas significativas.

Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de inundações costeiras e de impactos nas estruturas urbanas devido à ação das ondas nos períodos de maré alta, potencializados pelos ventos intensos previstos. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar até o final de semana.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.