Autoridades debatem fiscalização de cargas perigosas no Porto de Santos

Por #Santaportal em 21/08/2020 às 20:14

PORTO – A Santos Port Authority (SPA) sediou, nesta sexta-feira (21), uma reunião com autoridades de segurança para debater a fiscalização de cargas perigosas no Porto de Santos e polo industrial de Cubatão, especialmente em relação ao Nitrato de Amônio. Recentemente, especialistas portuários expressaram a preocupação de que aconteça no cais santista um acidente semelhante com a explosão que matou mais de 181 pessoas e deixou mais de 6 mil feridos. 

O encontro foi solicitado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com a participação da Marinha do Brasil, Exército, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Militar, Receita Federal, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades civis.

O Porto de Santos movimenta todo tipo de carga, sendo que as consideradas perigosas cumprem rigorosos protocolos de segurança e controle aprovados pelos órgãos competentes.

Na reunião, especialistas destacaram que a presença de cargas perigosas, independentemente dos volumes, não é um problema em si, pois é necessário haver uma combinação de vários fatores de riscos para causar um eventual acidente ? como condições inapropriadas de armazenamento, alta temperatura, existência de produtos inflamáveis no mesmo local, entre outros.

“Estou muito feliz porque vimos o envolvimento das autoridades que tentam dar a sua parte da melhor forma possível. Nós apresentamos o nosso plano de operação, com a sugestão de fazer essa ação em setembro, com uma vistoria mais rigorosa, não desqualificando de maneira alguma o trabalho que é feito pelo Exército e pela Autoridade Portuária. As pessoas podem ficar tranquilas porque o nitrato de amônio não vai ser perigoso, a não ser que ele seja provocado por pessoas que não saibam manuseá-lo. No momento, não acontece isso”, disse a agente ambiental federal, Ana Angélica Alabarce, em entrevista ao Caderno Regional, da Santa Cecília TV.

“Reforçamos nosso compromisso com a segurança, que é a nossa máxima prioridade, não apenas com as operações, mas, sobretudo, com a população”, afirmou o presidente da SPA, Fernando Biral.

O Ibama também pretende fazer uma reunião na próxima semana com autoridades estaduais e locais sobre o assunto. “Na próxima semana teremos uma reunião com autoridades estaduais e locais, é um grupo que se forma para fazermos uma varredura em todos os terminais do Porto, para vermos cargas abandonadas e perdidas. Também queremos fazer uma verradura no Polo Industrial de Cubatão para fiscalizar as cargas de nitrato de amônio que ficam lá”, concluiu Ana Angélica. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.