Após esgotar vacinas da Astrazeneca, Santos recebe nova remessa na terça
Por Santa Portal em 12/07/2021 às 15:37
Após ficar sem vacinas para a aplicação da segunda dose da Astrazeneca, na manhã de hoje, a Prefeitura de Santos informou que uma nova remessa chegará ao município nesta terça-feira. Ainda não está definido se a aplicação da nova dose ocorrerá amanhã ou na quarta-feira (14).
O Governo de São Paulo vai distribuir, nesta semana, 79,8 mil novas doses à Baixada Santista para continuidade da aplicação nos públicos vigentes, sendo prerrogativa das prefeituras organizar suas redes de postos de vacinação, considerando a demanda local.
O Governo de São Paulo também destaca que “as doses estão sendo enviadas em tempo hábil para aplicação da segunda dose, de acordo com o cronograma do Programa Estadual de Imunização (PEI), que prevê esta aplicação a partir do dia 14”.
A cidade de Santos já recebeu mais de 382 mil doses desde o início da campanha e aplicou somente 360,2 mil doses, evidenciando um “saldo” de 21,7 mil ainda a serem aplicadas. Os dados foram informados pelo próprio município e estão disponíveis no Vacinômetro.
Entenda o problema registrado em Santos
Após concentrar a aplicação da segunda dose da Astrazeneca em apenas dois postos (Rebouças e Caneleira), Santos registrou falta de vacinas nos dois endereços. Moradores entraram em contato com a redação do Santa Portal para prestar queixas.
No ginásio do Rebouças, na Ponta da Praia, o público se queixou ainda das longas filas e da falta de organização. Na Caneleira, funcionários chegaram a alegar que não há previsão para a chegada de novas doses.
Devido à pouca disponibilidade de doses de vacina contra a covid-19, Santos optou por dividir os postos de vacinação nesta segunda-feira (12): quatro exclusivos para a primeira dose e os outros cinco para quem precisa da segunda dose.
Posicionamento da prefeitura sobre as doses da Astrazeneca
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que sempre coloca as doses de vacina contra a covid-19 à disposição nos postos, para o atendimento do maior número de pessoas possível.
Porém, o município não recebeu novas doses de Oxford/AstraZeneca por parte do governo do Estado para a imunização de segunda dose. Por isso, as doses em estoque não foram suficientes.
Sobre as longas filas registradas, a Administração disse que foram entregues senhas aos munícipes que aguardavam para diminuir transtornos.
O município informou ainda que já entrou em contato com o governo estadual solicitando as doses necessárias para completar o esquema vacinal de todos os que necessitam.