A Associação Comercial de Santos (ACS) promoveu, na manhã desta quinta-feira (9) a 6ª Rodada da Cidadania, com o tema “Metaverso - Os impactos no mercado de trabalho e nas relações acadêmicas”. O evento teve como convidados especialistas e membros da ACS e ACS Jovem. O encontro aconteceu de forma híbrida, on-line e presencial.





O palestrante foi Eduardo Bittencourt, que é Consultor de Inovação e Fundador da Spacemoon. Ele falou a respeito do Metaverso como uma realidade que já está inserida no dia a dia de muitas pessoas e até nas empresas. 





“Hoje, muitas empresas já estão adotando o Metaverso para simular um ambiente de trabalho físico, só que no virtual. Então, a gente perdeu muito isso durante a pandemia, o convívio e o contato entre os colaboradores. Isso é uma coisa que as empresas sentiram muito, então já existem hoje tecnologias que favorecem isso e diversas soluções para emular essa convivência”, conta.





Associação Comercial de Santos promove evento sobre o Metaverso e tecnologia
(Foto: Sarah Lima / Santa Cecília TV)




“E quando a gente fala de mercado de trabalho, de oportunidades, a gente vê muitas profissões que estão se adaptando. A grande maioria dos profissionais vai se adaptar ao Metaverso”, completou.





Outro convidado foi Evandro Paes, especialista em tecnologia da informação, desenvolvimento e inovação. Ele participou de forma remota, por vídeo.





A reitora da Universidade Santa Cecília e coordenadora da Câmara de Instituições de Ensino da ACS, Sílvia Teixeira Penteado, esteve no evento e ressaltou a importância da tecnologia do Metaverso aliada à educação. “Os jovens já estão imersos nessa tecnologia. Nós sabemos que essa geração já nasce digital. Eu acho que o principal é preparar as nossas instituições de ensino para que elas estejam no metaverso, e que a gente possa cada vez mais estar adaptando essas competências que são exigidas no mercado de trabalho”.





Associação Comercial de Santos promove evento sobre o Metaverso e tecnologia
(Foto: Sarah Lima / Santa Cecília TV)




Leonardo Barbosa Delfino, que é coordenador da ACS Jovem e coordenador da Câmara de Tecnologia e Inovação, afirma que a ACS Jovem fomenta o empreendedorismo e a relação com a tecnologia. “É muito importante nós trazermos o tema de tecnologia, até por conta dessa grande avalanche tecnológica, mudança e evolução que vivemos no mundo globalizado. É um assunto em alta, e nós entendemos que todos os jovens que querem empreender precisam estar por dentro desses temas”.





Adalto Corrêa, Diretor Executivo da ACS, afirma que, por a entidade reunir diversos segmentos, a tecnologia também é incluída nos assuntos que dizem respeito aos universo empresarial. “Na ACS, o papel é trazer a instrução, a convergência desses segmentos para discutir o crescimento do desenvolvimento. Uma das câmaras que nós temos é a Câmara das Instituições de Ensino, e trazer essa discussão de momento é fundamental porque o digital já faz parte da nossa vida. Então nem é uma questão de futuro. Porque o futuro chegou, é uma discussão contemporânea. E a discussão de qualidade tem que partir da escola.”