Associação Comercial de Santos completa 152 anos com novidades

Por Santa Portal em 22/12/2022 às 06:00

A Associação Comercial de Santos (ACS) completa 152 anos de história com novidades, dentre elas um novo espaço, livro digital e exposição.

Aliás, as comemorações tiveram início na última terça-feira (20), com um novo espaço, com entrada pela Rua XV de Novembro, foi inaugurado. Seu Salão de Mármore foi totalmente revitalizado, voltando a ser a entrada principal da Instituição e espaço cultural para exposições.

Destacam-se os detalhes ornamentais em dourados e outros objetos que tornam o local ainda mais imponente. Nas paredes, imagens antigas da cidade de Santos, como a primeira sede da ACS, dois primeiros presidentes, fundadores da entidade, Visconde de Vergueiro e Visconde do Embaré.

A decoração contará também com um mobiliário antigo, com destaque para a réplica de um telefone utilizado no final do século 19, revelando que a ACS foi a proprietária da linha nº 1 da história de Santos.

“Será um presente para santistas e turistas. Queremos continuar a ajudar no desenvolvimento da Cidade e também ser uma referência para nossos comerciantes e empresários. Além de ser um patrimônio de Santos, nossas portas estão abertas para que todos os temas de relevância na sociedade possam ser debatidos aqui”, diz o presidente da ACS, Mauro Sammarco.

Em comemoração à importante data, haverá também o lançamento do livro online (disponível nas versões inglês e português) de 150 anos da ACS, escrito pelo historiador Sérgio Willians, que também foi o grande responsável pela obra do novo espaço, e a abertura oficial da exposição institucional do Museu do Café. Uma mostra com fotos e textos que irá levar os visitantes a um passeio pelo universo do grão, envolvendo aspectos históricos e questões relacionadas à contemporaneidade, evidenciando a história do café no Brasil.

História da Associação Comercial de Santos

Fundada em 1870, a ACS soma 152 anos de história, nascida de um sonho de comerciantes de café, como o comendador Nicolau José de Campos Vergueiro, que cedeu a própria casa para abrigar a instituição. Por sua liderança, ele foi escolhido para ser o primeiro presidente da instituição. Sua atuação foi tão relevante que, em 1880, recebeu do Imperador Dom Pedro II, o título de Visconde de Vergueiro. Este foi o início de uma trajetória de sucesso.

A instituição, conhecida como a Casa do Empresário da Baixada Santista, tem como missão desenvolver negócios e encontrar soluções para as questões empresariais.

Neste ano de eleições, a Associação foi palco de debates, entrevistas e sabatinas com candidatos à Presidência e Governo do Estado, recebendo também diversas autoridades de grande relevância. Reconhecida pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil como a Associação Comercial referência na região Sudeste, o espaço continua em plena expansão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.