Não foi na periferia. Pelo contrário, aconteceu em um dos cartões postais de São Vicente, em área residencial e turística. Entre a Biquinha e a Praia do Gonzaguinha, por volta das 21h30 de sábado (30), inúmeros ladrões começaram a saquear carros que trafegavam pela Avenida Getúlio Vargas e paravam ou reduziam a velocidade na altura do semáforo com a Praça 22 de Janeiro.





Um homem de 62 anos e uma mulher, de 67, foram roubados durante o arrastão. Segundo as vítimas, elas caminhavam pela via quando foram surpreendidas por cerca de cinco suspeitos. Um deles estava armado e anunciou o roubo. Os autores fugiram levando joias, cartões e demais pertences.









(Vídeo: Reprodução)





A ação dos criminosos levou pânico a motoristas, passageiros e pedestres. A Avenida Getúlio Vargas tem mão única, circunda o Morro dos Barbosas e liga a saída da Ponte Pênsil ao Gonzaguinha. Das janelas de seus apartamentos, com celulares, moradores de edifícios da avenida flagraram os arrastões em série das janelas de seus apartamentos. As imagens estão viralizando.





arrastão São Vicente
(Foto: Reprodução)




As filmagens mostram os marginais agindo com a certeza da impunidade. Teve carro cercado por até 12 ladrões. Eles abriam as portas e/ou enfiavam os braços pelas janelas para arrancar dos ocupantes tudo o que pudessem. Por estarem retidas no trânsito, às vítimas não restou outra alternativa a não ser torcer para os criminosos fugirem logo.





Porém, a fuga, era para poucos metros dali até a escolha da próxima vítima e o início do novo ataque. As filmagens revelam a ausência de policiais militares e guardas civis municipais. Próximo dali acontecia um evento na orla, razão pela qual a região estava bastante movimentada. A melhor tradução da situação pode ser resumida no clichê “terra de ninguém”. (EF)





Em nota, a Polícia Militar informou ao Santa Portal que foi acionada e permaneceu intensificando o policiamento no local.





O que diz a prefeitura





A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informa que não havia sido notificada a respeito de nenhum evento na Praia da Biquinha.





A Guarda Civil Municipal (GCM) executará, em conjunto com a Polícia Militar, monitoramentos pelo local, a fim de coibir ações criminosas.





A Administração Municipal reitera que não tem medido esforços para melhorar a questão da segurança pública na Cidade, área cuja responsabilidade é compartilhada com o Governo do Estado, através das forças policiais.





Em âmbito municipal, dez novas viaturas foram entregues pela atual gestão, dando mais condições para as rondas da GCM na Cidade. Vale esclarecer que somente quatro veículos estavam à disposição do Município quando a atual gestão assumiu, em 2021.





A Prefeitura também instalou 30 totens de segurança em locais estratégicos da Cidade. A iniciativa é pioneira na Baixada Santista, e tem o objetivo de fazer com que moradores e turistas sintam-se mais seguros.





Os equipamentos são blindados, possuem câmeras de alta resolução, que captam imagens em 360 graus, botão de emergência, alto-falante, sistema de captação de imagens de placas de veículos, tudo interligado com um centro de controle operacional, algo inédito em São Vicente.





Vale ressaltar que esses totens ainda estão em fase de testes.





A GCM também foi reforçada com 17 novos agentes e outros 16 estão em formação.





Outro ponto que merece destaque e que tem recebido grande atenção da Administração Municipal é a iluminação pública. Diversas vias e locais de São Vicente já receberam novos conjuntos com luminárias em led, mais econômicas e eficientes, substituindo as antigas lâmpadas amarelas por iluminação branca. É sabido que uma iluminação de qualidade é aliada da segurança, uma vez que podem inibir a ação de criminosos.