Após assembleia, ‘estado de greve’ nos ônibus de São Vicente continua
Por Santa Portal em 04/11/2021 às 20:47
Os motoristas e funcionários da empresa Otrantur, que administra o transporte público municipal de São Vicente, continuam em estado de greve após uma assembleia realizada na noite desta quarta-feira (3). Eles cobram o pagamento de horas extras atrasadas e reajuste salarial.
Durante a assembleia, foi discutida a proposta da Otrantur, e agora a categoria irá aguardar posicionamento patronal até 17 de novembro, quando haverá uma nova assembleia, no sindicato dos trabalhadores rodoviários de Santos e região.
A empresa garantiu que, até 15 de novembro, pagará horas extras atrasadas e a diferença retroativa do reajuste salarial de 7,59% em 1º de maio, data-base da categoria. Nesse mesmo dia, o empregador apresentará também relação e forma de pagamento do vale-refeição nas férias por assiduidade. Antes, no dia 12, pagará o plano de saúde do mês.
Estado de greve
De acordo com o vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, a categoria irá negociar com a empresa outras pendências trabalhistas na primeira quinzena de novembro.
A categoria está em ‘estado de greve’ desde 28 de setembro e quase paralisou as atividades em 5 de outubro, o que não aconteceu porque a empresa saldou dívida atrasada desde 20 de setembro.
Para evitar a greve, a Otrantur adiantou em sete dias o pagamento do salário mensal e quitou pendências do vale-refeição, cesta-básica e adiantamento salarial.
Outras pendências
Em assembleia no dia 4 de outubro, os trabalhadores suspenderam a paralisação, mas mantiveram o ‘estado de greve’. O pagamento do salário, que normalmente era feito no quinto dia útil de cada mês, e dos três valores atrasados, foi acertado em 30 de setembro, último dia útil daquele mês.
No final de outubro, o patronal manteve o compromisso de manter sempre o pagamento do salário no último dia do mês, quando recebe o subsídio da prefeitura.
Resposta
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), informou que a empresa será notificada para realizar a quitação dos débitos o mais breve possível. O estado de greve não afetará o funcionamento do transporte coletivo municipal.