Após aglomeração em Peruíbe, prefeito reclama da falta de policiamento
Por #Santaportal em 08/09/2020 às 10:22
FERIADO PROLONGADO – O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), usou as redes sociais para criticar a falta de policiamento em Peruíbe, durante o feriado prolongado da Independência. Segundo o prefeito, a Cidade não recebeu o aumento de policiais anunciado pelo Governo de São Paulo, principalmente na orla da praia, para evitar aglomerações.
Segundo o chefe do Executivo, apesar de manter contato durante todo o feriado prolongado, com o comando regional da Polícia Militar, o 29º Batalhão da Polícia Militar do Interior (29° BPM-I), a cidade não recebeu o aumento de policiais que estava anunciado.
O prefeito ainda levantou a questão das aglomerações que aconteceram em Peruíbe neste feriado prolongado. Em vários pontos do Município, pancadões teriam acontecido, causando aglomeração e perturbação do sossego público.
Foi prometido pelo Governo do Estado, porém, não vimos isso acontecer aqui em Peruíbe. Sexta-feira [4], entrei em contato com o comando regional da Polícia Militar alertando sobre os possíveis problemas que viriam a ocorrer”.
Antes do feriado, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) solicitou ao Governo do Estado reforço do policiamento na região. Na última quinta-feira (3), foi confirmado um reforço de 400 policiais militares para a região.
Dentre os 400 agentes, 100 foram deslocados para Santos, cujo feriado prolongado termina nesta terça-feira (8), com o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade.
“Disseram que toda a ação estava planejada, mas, vimos que o planejamento não estava dando certo. A PM atuou na medida do que era possível. Mas há três anos nós estamos pedindo aqui em Peruíbe que a operação fique até as 5h da manhã, porque se eles vão embora antes, a bagunça volta, reclamou Luiz Mauricio.
Muita aglomeração
Como já era esperado, milhares de banhistas lotaram as praias da região no feriado prolongado. A Reportagem do SantaPortal flagrou centenas de banhistas desrespeitando as determinações de uso obrigatório de máscaras de proteção facial em toda a Baixada Santista. Aglomerações também foram registradas em praticamente todas as praias da região. Nem mesmo a fiscalização adotada em algumas cidades, impediu que banhistas aproveitassem o domingo de sol na faixa de areia, apesar de ainda haver restrições quanto ao uso das praias.
Em Peruíbe, única cidade da região em que é permitido ocupar a faixa de areia, muitos turistas foram flagrados desrespeitando as recomendações das autoridades para manter o distanciamento e utilizar máscara de proteção facial.