Anvisa faz vistoria e descarta risco de coronavírus em tripulação de navio atracado no Porto

Por #Santaportal em 26/01/2020 às 16:37

PORTO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma vistoria na tarde deste domingo no navio KM Singapore, de bandeira liberiana, que atracou neste sábado no Porto de Santos e que causou preocupação entre estivadores. No entanto, a suspeita de que trabalhadores da embarcação estrangeira estivessem com coronavírus foi descartadas.

Como a tripulação do navio estava com luvas e máscaras, e alguns deles espirravam e tossiam, os trabalhadores do cais santista suspeitavam que eles pudessem estar com coronavírus. No entanto, a vistoria da Anvisa afastou qualquer possibilidade a esse respeito.

Por meio de nota, a Anvisa destaca que: “Em atenção às especulações que se avolumam sobre o navio KM Singapore, sobretudo por meio das mídias sociais, o Posto Portuário da Anvisa em Santos-SP (PVAPAF-SANTOS) vem a público informar que não há quaisquer elementos que justifiquem preocupações em relação a esta embarcação ora atracado Porto de Santos no que se refere ao coronavírus (2019-nCov)”, diz.

O comunicado destaca ainda que a embarcação não é procedente da China e que fez suas últimas escalas em portos da África do Sul, Índia e Singapura. “Não há qualquer tripulante doente, conforme atestou a fiscalização da Anvisa, que esteve a bordo e o próprio comandante da embarcação. O relatado uso de máscaras e luvas pelos tripulantes chineses deve-se às condições de trabalho exigidas, haja vista tratar-se de navio transportador de grãos”, completa a nota da Anvisa.

Mais cedo, a Anvisa havia afirmado que não se tratavam de casos suspeitos ou que se encaixassem na definição de suspeitos até o momento, mas que por medidas de segurança uma vistoria completa seria realizada no local.

Autoridade portuária
Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informou que a fiscalização da Anvisa esteve a bordo e não há quaisquer indícios de sintomatologia em nenhum dos tripulantes. O Capitão foi taxativo quanto ao fato de que toda tripulação se encontra bem de saúde. Outrossim, itinerário do navio, procedência e data de embarque dos tripulantes descartam qualquer hipótese de caso suspeito à luz da definição do Ministério da Saúde.

Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Santos também se manifestou e informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunicou o caso à Vigilância em Saúde do Município e descartou qualquer possibilidade de contaminação por coronavírus no navio, que está atracado em Guarujá. O órgão federal em Santos deve ser procurado para as informações necessárias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos mantém protocolo de cooperação com as autoridades portuárias e sanitárias para monitoramento e atuação em qualquer situação que envolva risco à saúde pública.

noticia2020126468719.jpg
Divulgação/Sindestiva

noticia20201264619625.jpg
Divulgação/Sindestiva

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.