Anvisa conclui desembarque de 227 filipinos do navio Costa Fascinosa
Por #Santaportal em 11/04/2020 às 21:10
PORTO – A Anvisa realizou o desembarque de 227 tripulantes filipinos autorizados a sair do navio Costa Fascinosa neste sábado (11), no Porto de Santos. A previsão inicial era de que 248 filipinos tivessem autorização para desembarcar. No entanto, testes rápidos realizados no momento do desembarque deram resultados positivos em 21 dos 248 filipinos inicialmente aptos ao retorno ao país.
Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos. Os servidores da Anvisa monitoraram a avaliação clínica de todos os tripulantes.
Somente os 227 tripulantes sem sintomas e com resultado negativo para Covid-19 foram autorizados a desembarcar.
O retorno para as Filipinas será feito em voo fretado pela empresa responsável pelo navio e está agendado para a noite deste sábado. O transporte até o aeroporto também será feito em ônibus fretados pela empresa.
A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que, neste momento, é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e levar de volta os tripulantes para o país de origem.
O navio Costa Fascinosa está em quarentena desde o dia 19 de março e seus tripulantes estão em isolamento a bordo durante todo este período. A embarcação chegou a Santos no dia 17 de março depois do encerramento das viagens de cruzeiro no Brasil por conta da pandemia de Covid-19.
Os últimos dados de saúde do navio mostram a existência de 37 suspeitos. Na terça-feira (7) eram 42, na segunda-feira (6), havia 43 casos a bordo.
Dados atualizados sobre o Costa Fascinosa:
– O navio chegou a Santos com 764 tripulantes.
– 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último caso aconteceu no sábado (4).
– 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no domingo (5).
– O navio tem no momento 452 tripulantes.

Carlos Lopez/Santa Cecília TV

Carlos Lopez/Santa Cecília TV