Com anúncio de Tarcísio Freitas, Santos inicia a construção de 574 unidades habitacionais
Por Santa Portal em 26/01/2023 às 19:30
Em Santos, tem início a construção de 574 unidades habitacionais no Conjunto Santos-AB Prainha II, destinado a famílias realocadas de áreas de risco socioambiental. Com investimento de R$ 105 milhões, as obras serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio do Programa Vida Digna.
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quinta-feira (26), em Santos. Durante a cerimônia, realizada no dia do aniversário de 477 anos da cidade, também foram entregues 189 títulos de propriedade de regularização imobiliária – contemplando 92 famílias da Vila Pelé (Rádio Clube) e 97 famílias do Zeis 1 – Pantanal de Cima (Morro Santa Maria).
“As pessoas vão ter segurança jurídica, vão poder negociar, transferir [a casa] para os filhos, vender e vão ter esse conforto de chegar em casa e poder dizer ‘puxa, é minha casa’”, ressalta Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, em entrevista durante a cerimônia.
De acordo com o governador, nos próximos meses a região ainda receberá cerca de 2700 novas casas e mais de 800 escrituras. “O programa de habitação é uma prioridade do governo do Estado. Hoje temos cerca de 40 mil habitações em andamento. A a nossa ideia é entregar muita moradia, temos uma meta muito ousada para os próximos 4 anos”, afirmou.
Para o prefeito Rogério Santos, habitação é dignidade. Na ocasião, ele declarou que no próximo mês serão entregues cerca de 1200 unidades habitacionais no Tancredo Neves, voltadas à população do Dique da Vila Gilda. Além disso, ele conta sobre ter sido assinado com o governo do Estado o início de obras de habitação na região central, para atender a população que reside nos cortiços da região.
“A gente sabe que tem o passivo aqui do Dique da Vila Gilda, dos cortiços, da área de risco do morro. É muita coisa. Mas trabalhando junto com o governo do Estado e o Federal a gente vai superar tudo isso”, complementa o prefeito.

Santos AB-Prainha
O Conjunto Habitacional Santos AB – Prainha é resultado de parceria entre Prefeitura (através da Cohab-Santista), Governo do Estado (CDHU) e Governo Federal (SPU). Em março de 2022, Santos conseguiu a doação do terreno conhecido como Prainha do Ilhéu (Bom Retiro). Antes propriedade da União, agora o endereço pertence à Prefeitura e será utilizado para a construção das 574 unidades habitacionais.
Com 63 mil metros quadrados, a área é avaliada em R$ 43 milhões. No local será erguido o Conjunto Santos-AB Prainha, formado por prédios de quatro andares que comportarão apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em unidades de 44,15 a 49,08m². Também haverá área de lazer e estacionamento. As obras são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Vila Pelé
A Vila Pelé I começou a ser construída em 1996, com os moradores construindo suas casas com financiamento público. Já a Vila Pelé II foi erguida a partir de 2008, também no Rádio Clube, para atender a demanda habitacional do Caminho São José, no Dique da Vila Gilda.
Ao todo, foram entregues 84 matrículas na Vila Pelé I e 8 na Vila Pelé II, elas se somam às 199 entregues em abril de 2022 (131 na Vila Pelé 1 e 68 na Vila Pelé II). Ou seja, num intervalo de pouco mais de um ano, 291 moradias foram regularizadas no bairro.
Pantanal de Cima
A área da Zeis 1 (Zona Especial de Interesse Social) começou a ser ocupada no início da década de 1990 e posteriormente foi adquirida pela Associação dos Ocupantes da Nova Cintra. Agora, 97 moradores do local poderão contar com a segurança da obtenção da matrícula do imóvel e realizar plenamente o sonho da casa própria que começou há mais de 30 anos.