A nadadora da Unisanta e campeã olímpica Ana Marcela Cunha nadou sete quilômetros, de Guarujá a Santos, na manhã deste sábado (18), e foi condecorada madrinha do Projeto Mantas do Brasil, em defesa das raias-manta, animais gigantes marinhos que estão ameaçados de extinção e podem chegar a oito metros.





Em homenagem à atleta, que, além de medalha de ouro olímpica, traz no peito 12 medalhas em mundiais, uma raia gigante do Banco Brasileiro de Mantas será batizada com o nome de Ana Marcela.





Ana Marcela Cunha nada 7 km Guarujá a Santos
(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)




O evento começou no início da manhã deste sábado, e terminou por volta das 11h, em Santos. Com saída de Guarujá, Ana Marcela chegou à Ponta da Praia após nadar na companhia de mulheres remadoras de canoas havaianas. A ação ainda fez alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias.





“Parar o Porto vai ser algo inédito na minha carreira, assim como a medalha de ouro. E acho que o nosso propósito hoje é muito maior que isso, é mostrar a realidade que a gente vem enfrentando. São várias ações ao mesmo tempo hoje, e estou muito feliz de poder fazer isso, de estar aqui hoje, de ter conseguido esse tempo e de poder ajudar ao porto, ao mar, mas também a população mostrando o que a gente pode melhorar”, disse Ana Marcela.





Ana Marcela Cunha nada 7 km Guarujá a Santos
(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)




Essa foi a primeira vez que a nadadora atravessou de Guarujá para Santos pela região do Porto. “Já nadei outras provas no Guarujá ou aqui em Santos, mas não que atravessassem o Porto dessa forma. Foi uma emoção diferente, e em um mar que eu nunca nadei”.





Ser condecorada madrinha do projeto das raias-manta despertou a responsabilidade, segundo Ana Marcela. “Estou muito feliz, eu acho que é um momento muito diferente da minha carreira, não são só com os prêmios e medalhas. Eu vou estar levando o nome do projeto, então é uma responsabilidade boa”.





Ana Marcela Cunha nada 7 km Guarujá a Santos
(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)




O Porto de Santos parou para receber a maratonista aquática. O evento teve apoio da Santos Port Authority – patrocinadora da AME – Ana Marcela Esportes, do Santos Lixo Zero e do Projeto Mantas do Brasil –, e a SPA monitorou o tráfego dos navios pelo canal durante o desafio solo da campeã.





Ação conjunta





O evento teve ainda participação do Instituto Mar Azul, Instituto Gremar, Projeto Mantas do Brasil, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santos, para o Dia Mundial da Raia-Manta, comemorado na sexta-feira (17) e Dia Mundial de Limpeza de Praias (18).





A limpeza foi feita em todas as praias da Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe, com auxílio da Polícia Militar Ambiental Marítima, a Ciamar. Participaram equipes que fizeram a limpeza no mar e na faixa de areia das cidades.





Polícia Ambiental Marítima Ciamar acompanha limpeza das praias
(Foto: Divulgação/Ciamar)




Para o Projeto Mantas do Brasil, a escolha da madrinha não podia ser mais feliz. “O oceano pede socorro, Ana Marcela ouviu, é fundamental que uma esportista desse calibre, tão ligada ao mar, nos ajude a puxar a corrente de sensibilização ao apelo do oceano”, declarou Ana Paula Balboni Coelho, coordenadora do Projeto.





Limpeza das praias





O projeto “Navegar é Presevar” realiza, desde sexta (17) até domingo (19), a limpeza das praias e do mar. O evento é realizado com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Participam as prefeituras de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia





No mar é feito um comboio de limpeza que sairá de Bertioga sentido Cananéia, coordenado por uma embarcação de grande porte. O evento teve início com um luau náutico na sexta e terminará com uma recepção dos navegantes no Festival das Ostras de Cananéia.  





A ação será dividida entre a limpeza de mangues e praias (incluindo faixa de areia) e limpeza de locais de difícil acesso, como penínsulas, costões rochosos e fundo do mar - a ser realizada por mergulhadores profissionais.