Alunos conquistam 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Por Santa Portal em 24/08/2022 às 08:07

Alunos conquistam 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Alunos conquistam 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Alunos das escolas de Guarujá conquistaram 61 medalhas na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova aconteceu em maio, mas o resultado foi divulgado nessa semana. A prova foi composta por dez questões e aconteceu nas escolas cadastradas.

A rede municipal de ensino conquistou 34 medalhas de ouro, 17 de prata e dez de bronze. Na cidade, 12 escolas participaram da OBA sendo 1.563 alunos de dez unidades do ensino fundamental I e duas do fundamental II.

O objetivo da OBA é fomentar o interesse das crianças por astronomia, astronáutica e ciências, promovendo assim a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A prova é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre os alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e também no exterior, desde que sejam escolas de língua portuguesa.

Escola Angelina Daige tem 23 alunos medalhistas

Das 61 medalhas obtidas na OBA, o destaque ficou por conta da Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea), que inscreveu 120 estudantes e faturou 23 medalhas. A diretora da unidade, Elizabeth Sá de Araújo, falou que a Olimpíada proporcionou uma verdadeira mobilização. “Mesmo passada a OBA, os alunos ainda continuam falando desse assunto. É sem dúvida, uma satisfação que não tem preço e a gente vê o quanto os alunos ficam empolgados pelo caminho do conhecimento”.

O pequeno Pedro Henrique Viana, 9 anos, 4º ano, conta que durante o período de preparação para a Olimpíada falava dormindo. “Minha mãe me falou que enquanto eu dormia, ficava falando os planetas”, conta ele que confeccionou um foguete de papel e faturou medalha de ouro na Olimpíada.

O jovem do 4º ano, Bernardo de Barros Mancio, 10 anos, lembrou que fez vários simulados. “Aprendi que Vênus é o planeta mais quente, mais até que Mercúrio, que fica muito mais perto do sol”. Já Lorena Becutte Lima Alves, 9 anos, falou da alegria dos pais quando souberam o resultado. “Eles ficaram bem felizes e disseram que sou inteligente”.

A professora da unidade, Kelly Cristina dos Santos Freitas, destacou que a participação da família é fundamental. “É preciso esse envolvimento e, quando eles gostam do tema, vão em busca do acesso. Usamos vídeos, uma série de recursos. Logo no início do ano, já começamos a abordar o tema em sala de aula. E não é só eles, eu também tenho que me preparar para a OBA”.

Confira as demais escolas medalhistas

E.M. Vereador Ary Silva Souza: uma medalha de ouro

E.M. Pres. Franklin Delano Roosevelt: oito de ouro e duas de bronze

E.M. Dr. Gladston Jafet: uma de ouro

E.M. Herbert Henry Dow: uma ouro, uma prata e uma bronze

E.M. Giusfredo Santini: uma ouro e quatro de prata

E.M. Profª Jacirema dos Santos Fontes: cinco ouro, uma prata e quatro de bronze

E.M. Profª Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn: uma ouro e três de prata

E.M. Dr. Oswaldo Cruz II: três prata e uma bronze

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.