Alunos conquistam 61 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Por Santa Portal em 24/08/2022 às 08:07
Alunos das escolas de Guarujá conquistaram 61 medalhas na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova aconteceu em maio, mas o resultado foi divulgado nessa semana. A prova foi composta por dez questões e aconteceu nas escolas cadastradas.
A rede municipal de ensino conquistou 34 medalhas de ouro, 17 de prata e dez de bronze. Na cidade, 12 escolas participaram da OBA sendo 1.563 alunos de dez unidades do ensino fundamental I e duas do fundamental II.
O objetivo da OBA é fomentar o interesse das crianças por astronomia, astronáutica e ciências, promovendo assim a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
A prova é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre os alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e também no exterior, desde que sejam escolas de língua portuguesa.
Escola Angelina Daige tem 23 alunos medalhistas
Das 61 medalhas obtidas na OBA, o destaque ficou por conta da Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea), que inscreveu 120 estudantes e faturou 23 medalhas. A diretora da unidade, Elizabeth Sá de Araújo, falou que a Olimpíada proporcionou uma verdadeira mobilização. “Mesmo passada a OBA, os alunos ainda continuam falando desse assunto. É sem dúvida, uma satisfação que não tem preço e a gente vê o quanto os alunos ficam empolgados pelo caminho do conhecimento”.
O pequeno Pedro Henrique Viana, 9 anos, 4º ano, conta que durante o período de preparação para a Olimpíada falava dormindo. “Minha mãe me falou que enquanto eu dormia, ficava falando os planetas”, conta ele que confeccionou um foguete de papel e faturou medalha de ouro na Olimpíada.
O jovem do 4º ano, Bernardo de Barros Mancio, 10 anos, lembrou que fez vários simulados. “Aprendi que Vênus é o planeta mais quente, mais até que Mercúrio, que fica muito mais perto do sol”. Já Lorena Becutte Lima Alves, 9 anos, falou da alegria dos pais quando souberam o resultado. “Eles ficaram bem felizes e disseram que sou inteligente”.
A professora da unidade, Kelly Cristina dos Santos Freitas, destacou que a participação da família é fundamental. “É preciso esse envolvimento e, quando eles gostam do tema, vão em busca do acesso. Usamos vídeos, uma série de recursos. Logo no início do ano, já começamos a abordar o tema em sala de aula. E não é só eles, eu também tenho que me preparar para a OBA”.
Confira as demais escolas medalhistas
E.M. Vereador Ary Silva Souza: uma medalha de ouro
E.M. Pres. Franklin Delano Roosevelt: oito de ouro e duas de bronze
E.M. Dr. Gladston Jafet: uma de ouro
E.M. Herbert Henry Dow: uma ouro, uma prata e uma bronze
E.M. Giusfredo Santini: uma ouro e quatro de prata
E.M. Profª Jacirema dos Santos Fontes: cinco ouro, uma prata e quatro de bronze
E.M. Profª Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn: uma ouro e três de prata
E.M. Dr. Oswaldo Cruz II: três prata e uma bronze