Advogado Raphael Vita fala sobre como internet pode afetar vida das pessoas

Por Graziela Simões/Colaboradora em 24/06/2015 às 16:21

SANTOS – Nem só coisas boas a internet nos traz atualmente. A comunicação integrada pode chegar a trazer diversos problemas. Segundo Raphael Vita Costa, advogado especialista em Direito na Internet e Direito Processual Civil, a produção e divulgação de conteúdo pode, consequentemente, incitar a violência nas pessoas.

De acordo com o advogado, apenas uma publicação escrita, um ‘post’ nas redes sociais, por exemplo, irá atingir um número muito grande de pessoas. “Se for algo violento, com certeza outras pessoas que partilham desta conduta violenta farão com que isso se espalhe, atraindo outras pessoas para o ato”, explica.

Um caso da vida real que temos é a morte de Fabiane Maria de Jesus, que após boatos e uma foto divulgada em uma rede social, foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra no Guarujá, no ano passado. Raphael Vita conta que se tratou de um ato maldoso, que logo se espalhou e fez com que várias pessoas se envolvessem pensando que estavam fazendo algum tipo de justiça.

Para tentar evitar casos semelhantes, a conclusão é inevitável. “O aprendizado é o mais duro que podemos ter. Alguém faleceu de forma injusta por conta de uma informação mal dada e mal apurada. Não devemos fazer e escrever nas redes sociais nada do que não faríamos no mundo real, que possa atingir ou prejudicar outras pessoas”, conta o advogado.

Raphael Vita Costa esteve no Sistema Santa Cecília de Comunicação na manhã de quarta-feira (24) para participar do Jornal Enfoque, programa exclusivo da Santa Cecília TV, e que conta com apresentação do jornalista e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Francisco La Scala Júnior. O assunto debatido foi como a Internet pode afetar a vida das pessoas e como recorrer a Justiça caso necessário.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.