27/10/2022

Acumulado de empregos no ano é positivo, mas crescimento perdeu força

Por Valentina Tilly em 27/10/2022 às 06:00

Arquivo/Matheus Ramos Dias
Arquivo/Matheus Ramos Dias

Entre janeiro e setembro deste ano, a Baixada Santista registrou 9.816 novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar do número positivo, o crescimento foi menor na comparação com igual período de 2021, quando 12.127 novos postos de trabalho foram abertos (queda de 19,05%).

De acordo com o professor e economista Denis Castro, essa desaceleração é fruto do achatamento dos salários e os altos preços de produtos, como os alimentos. “A combinação de salários ruins e preços altos contribui para a queda deste índice”.

Com exceção de Bertioga, todos os municípios da Baixada Santista estão com acumulado positivo na geração de novos empregos com carteira assinada, entre janeiro e setembro deste ano.

“Bertioga, ainda que tenha a economia baseada no turismo, possui população reduzida, então o ritmo de geração de novos empregos é baixo”, explicou o economista.

Santos, Cubatão e Praia Grande possuem os melhores resultados no período: 5.577, 1.408 e 1.015, respectivamente. Em todos os municípios, os setores de Serviço e Comércio puxaram o índice.

“Para que os números permaneçam desta forma nos próximos anos, é importante que ocorra um incentivo e esforço regional para aumentar a atividade no setor produtivo”, afirmou Denis.

Unido a isso, o professor explica ainda sobre a necessidade de constância no setor de serviços. “Com o aumento da atividade industrial, o reflexo no aumento no setor de Serviços é exponencial e sustentável”.

Além disso, Denis aponta um possível crescimento na geração de empregos no fim do ano.

“Historicamente, o fim do ano costuma ser excelente para a região. Este ano, especialmente, teremos a Copa do Mundo, juntamente com as férias escolares e festas, então é esperado esse aumento nas vagas temporárias no Comércio e Turismo”, finalizou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.