Academia Santista de Letras homenageia Complexo Santa Cecília pelos 60 anos

Por Santa Portal em 22/10/2021 às 21:24

Andressa Lara / Santa Cecília TV
Andressa Lara / Santa Cecília TV

A Academia Santista de Letras realizou uma solenidade na noite desta sexta-feira (22) em homenagem ao Jubileu de Diamante do Complexo Educacional Santa Cecília, que completa 60 anos neste mês.

O evento também foi um tributo ao mês alusivo aos professores, e foi realizado na sede da Academia. Participaram da solenidade acadêmicos e membros. O evento foi fechado para convidados por conta da pandemia de covid-19, e seguiu os protocolos de prevenção ao vírus.

Os diretores da Unisanta foram presenteados com uma placa, em homenagem à Unisanta. Também foi realizado um Tributo ao Complexo Educacional Santa Cecília pela Acadêmica professora Katya Laís Ferreira Patella Couto, lido por Ana Maria Sachetto.

Como parte da solenidade houve ainda a declamação de um poema à Instituição de Ensino, pelo acadêmico Peilton Sena e uma Reflexão sobre Educação com a leitura de textos do Livro “Caminho para ver Estrelas” de autoria da confreira Lúcia Maria Teixeira, homenageada pela Acadêmica vice-presidente professora Maria Zilda da Cruz.

A fundadora da Unisanta, profa. Nilza Pirillo Teixeira também foi homenageada com flores.

Academia Santista de Letras homenageia Complexo Santa Cecília pelos 60 anos
(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)

O presidente da Academia Santista de Letras, Eustácio Alves Pereira Filho, comentou sobre a importância do Jubileu de Diamante da Unisanta. “A academia está jubilosa, é uma imensa alegria dos acadêmicos e acadêmicas de prestar essa homenagem significativa, afinal são 60 anos trabalhando pela educação, pelo esporte, pela ética, pela cidadania, pelo empreendedorismo”, disse.

“A academia se sente honrada porque nós tivemos nosso saudoso Milton Teixeira como nosso ex-presidente, que hoje compõe a galeria dos ex-presidentes. A diferença que a Unisanta faz na vida de milhares de pessoas nessa trajetória de 60 anos é merecedora de todas as nossas homenagens, e esse Jubileu de Diamante é um marco na história de Santos, do Estado e do Brasil”, completou o presidente.

O Presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Marcelo Teixeira, agradeceu pela homenagem e contou um pouco sobre a relação entre a Academia e a Unisanta. “Uma das homenagens mais importantes, reconhecidas por uma entidade cultural que faz e desenvolve um trabalho importantíssimo para a nossa cidade. A história da Unisanta se confunde com a história da Academia, porque muitas das vezes nessa trajetória, a Academia esteve sediada no Colégio e na Universidade Santa Cecília, e continua aqui na nossa Instituição”.

A reitora da Universidade Santa Cecília, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, que também é uma das acadêmicas, esteve na solenidade. “É um orgulho estarmos aqui na Casa de Martins Fontes, que também é a casa da Unisanta, recebendo essa linda homenagem e ao lado de tantos acadêmicos e acadêmicas que são referência na arte, na cultura e na intelectualidade. Em nome da nossa família, agradeço. Com certeza, Milton Teixeira está, não só na galeria de ex-presidentes, mas também inspirando a todos”.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, se emocionou durante a solenidade. “A solenidade foi muito emocionante pelos 60 anos do Complexo Santa Cecília e também pelos 65 anos da Academia Santista de Letras, que traz esses grandes acadêmicos da cultura, da ciência. Foi muito representativo, e a nossa família agradece as homenagens que são extensivas aos professores, alunos, funcionários, que fazem essa história de muita dedicação, muito amor, e faz novas histórias, multiplicando esses ideais e sonhos. Agradecemos em nome dos fundadores e de todos que compõem esse Complexo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.