248 tripulantes filipinos desembarcam neste sábado do Costa Fascinosa

Por #Santaportal em 11/04/2020 às 09:52

PORTO – O desembarque dos 248 tripulantes filipinos autorizados a sair do navio Costa Fascinosa terá inicio na manhã deste sábado (11). A autorização foi concedida pela Anvisa para que os tripulantes possam retornar ao seu país. O desembarque ocorrerá pelo Concais do Porto de Santos.

A operação de desembarque vai começar nesta manhã e seguir durante todo o dia. Cada um dos 248 tripulantes passará por avaliações clínicas e será submetido a testes rápidos para a detecção do Covid-19. A operação será monitorada pela Anvisa.

Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos.

Somente os tripulantes sem sintomas e com resultado negativo para Covid-19 serão autorizados a desembarcar. Mesmos assim, todos deverão usar máscara de proteção, já que estão saindo de um navio que possui suspeitos a bordo.

O retorno para as Filipinas será feito em voo fretado pela empresa responsável pelo navio e está agendado para a noite de sábado (11). O transporte até o aeroporto também será feito em ônibus fretados pela empresa.

A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que, neste momento, é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e levar de volta os tripulantes para o país de origem.

O navio Costa Fascinosa está em quarentena desde o dia 19 de março e seus tripulantes estão em isolamento a bordo durante todo este período. A embarcação chegou a Santos no dia 17 de março depois do encerramento das viagens de cruzeiro no Brasil por conta da pandemia de Covid-19.

Os últimos dados de saúde do navio mostram a existência de 37 suspeitos. Na terça-feira (7) eram 42, na segunda-feira (6), havia 43 casos a bordo.

Números:
– O navio chegou a Santos com 764 tripulantes.

– 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último caso aconteceu no sábado (4).

– 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no domingo (5).

– O navio tem no momento 679 tripulantes.

– Se todos os 248 tripulantes filipinos puderem desembarcar, ainda ficaram a bordo do navio 431 pessoas.

– O total de filipinos desembarcados só será confirmado durante a própria operação, de acordo com as análises clínicas e os resultados dos testes de Covid-19.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.