Maré Delas: uma onda de transformação através da arte e sabedoria ancestral acontece no Sesc Bertioga
Por Santa Portal em 05/03/2024 às 16:00
Entre os dias 6 (quarta-feira) e 31 de março, o Sesc Bertioga será palco do projeto Maré Delas, um evento que tem ganhado destaque por sua abordagem única e profunda sobre o protagonismo feminino e as questões que permeiam a vida das mulheres na sociedade. Em sua quarta edição, o evento tem uma programação totalmente gratuita com a proposta de ser um espaço de reflexão, aprendizado e celebração, abordando temas cruciais como gênero, raça, classe, tempo, memória e ancestralidade.
O poder da narrativa e ancestralidade
O Maré Delas se destaca por incentivar a reflexão sobre o poder das narrativas pessoais e coletivas e a importância da (re)tomada de histórias muitas vezes apagadas ou silenciadas. A programação é rica e diversificada, incluindo oficinas, bate-papos, espetáculos, cursos, shows e vivências que exploram saberes e inspirações nas visões de mundo de matriz africana e indígena.
Protagonistas da transformação
Entre as personalidades que marcam presença no evento, destacam-se Erica Malunguinho e Helena Silvestre, que lideram a discussão “Narrativa(s) e Memória: Sonhar e Construir Futuro”, abrindo o evento com reflexões sobre como as narrativas pessoais e coletivas podem construir um futuro mais justo e igualitário.
Catarina Delfina dos Santos traz à tona os “Saberes Ancestrais das Mulheres Indígenas”, um bate-papo que promete ser um mergulho profundo nas tradições e conhecimentos passados através das gerações.
A programação também conta com a participação da Rainha Vânia Oliveira, que vem de Salvador e é Rainha do Ilê Aiye, com o show “A Beleza da Noite” e a oficina “Dança(s) de Blocos Afros”, trazendo a força e a beleza das tradições afro-brasileiras para o palco do Maré Delas.
Um convite à comunidade
O evento não é apenas uma celebração das mulheres e suas histórias, mas também um convite à comunidade para se conectar com o passado, estar presente no agora e sonhar com um futuro construído coletivamente. A programação é um convite à reflexão e à ação, celebrando o poder de contar e recontar histórias, de cantar ancestrais e de conhecer modos de vida que respeitam nossa conexão com a natureza.
Como Participar
Para aqueles interessados em mergulhar nesse universo de saberes e inspirações, é necessário conferir a programação completa abaixo. Algumas atividades necessitam de inscrições prévias. Para isso, basta ir no Sesc Bertioga, dia 2 de março, às 15 horas. O Sesc Bertioga fica na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Jardim Rio da Praia, em Bertioga. Mais informações no telefone (13) 3319-7700.
Programação completa
ABERTURA MARÉ DELAS
Palestra
NARRATIVA(S) E MEMÓRIA: SONHAR E CONSTRUIR FUTURO
Com Erica Malunguinho e Helena Silvestre
Neste encontro, as convidadas compartilharão suas experiências com educação e organização popular, além de suas trajetórias de vida, propondo reflexões sobre ancestralidade, memória e a construção coletiva de um mundo mais justo – passando também pela importância de narrar a própria história com seus próprios termos. A abertura do evento contará com um pocket show da cantora, compositora, percussionista e arte educadora indígena Siba Puri.
Dia 6. Quarta. 19h às 21h30. Espaço Cênico. Grátis.
Oficina
KEMETIC YOGA: YOGA AFRICANO
Com Sirlene Santos e Akan Ayo
O Kemetic Yoga é uma antiga ciência espiritual egípcia que tem a natureza como guia para manter o equilíbrio e a harmonia. Os conhecimentos ancestrais e africanos norteiam a rotina em estado de Ma’at (energia da natureza que conduz ao equilíbrio), harmonizando corpo, mente, emoções e espírito. Recomendamos o uso de roupas confortáveis. Traga sua garrafa de água, repelente de insetos e, se desejar, uma canga ou tapetinho de yoga.
Dias 2, 9, 16, 23 e 30. Sábados, 9h. Reserva Natural. Grátis. Ingressos limitados, retirada 30 minutos antes.
Oficina
ESTAMPANDO COM AS GEOMETRIAS AFRICANAS
Com Jacqueline Paz
Nesta vivência, cada participante construirá suas próprias matrizes de carimbos, criando composições gráficas a partir da observação da arte têxtil Kuba, originária da República Democrática do Congo, região central do continente africano. Com os carimbos criados, será possível estampar uma ecobag de algodão cru, utilizando não somente a própria criação, mas a de todas as pessoas presentes na atividade.
Dias 3, 10, 17 e 31. Domingos, 15h. Sesc Bertioga, Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
Ingressos limitados, retirada 30 min antes. A partir de 7 anos.
Bate-papo
SABERES ANCESTRAIS DAS
MULHERES INDÍGENAS
Com Catarina Delfina dos Santos
Esse encontro busca promover um espaço de fala e partilha, ampliando o conhecimento sobre suas culturas e fortalecendo o papel das mulheres indígenas como agentes transformadoras na sociedade.
Dia 9. Sábado, 15h às 17h. Reserva Natural, Espaço Guanandi. Grátis.
Vivência
DIÁLOGOS COM AS MULHERES
INDÍGENAS DA ALDEIA RIO SILVEIRAS
Vamos conhecer a relação das mulheres originárias com a terra, preparo dos alimentos, artesanato, e outros elementos de suas vidas. Obrigatório o uso de calçado fechado.
Recomendável vestir roupas e calçados leves e roupa de banho por baixo para quem quiser tomar banho de cachoeira. Levar protetor solar, repelente e levar água. Menores de idade devem estar acompanhados de um representante legal. Inscrições dia 2/3, sábado, 15h, na Central de Atendimento. Vagas limitadas.
Dia 10. Domingo, 8h. Ponto de encontro: Reserva Natural. Grátis. Necessário inscrição.
Espetáculo Infantil
CANÇÕES PARA AFASTAR O MEDO: CONTOS E ACALANTOS LATINO-AMERICANOS
Com Qinti Companhia
O espetáculo é uma viagem pelo universo dos novos indígenas, com a maternidade de pano de fundo. Cinco cantigas latino-americanas são apresentadas nas suas línguas de origem para embalar histórias de mães que moram em diversas culturas da América Latina e que, na tentativa de afastar os medos, oferecem melodias de ninar para seus filhos. Duração 50 minutos.
Dia 10. Domingo, 15h. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis.
Show
O PAGODE DAS PASTORAS DO ROSÁRIO
Inspiradas pelo baobá, árvore de sustentação e resistência, elas usam as vozes maduras e melodiosas para mostrar um repertório com sambas das décadas de 1990 e 2000, com a perspectiva de reverenciar um dos gêneros mais significativos da música popular brasileira, interpretando canções que muito contribuíram para o cancioneiro brasileiro.
Dia 10. Domingo, 16h30. Sesc Bertioga, Lanchonete. Grátis.
Curso
O MAPA DAS ICAMIABAS: ESCREVER
MUNDO PELAS MÃOS DAS MULHERES
Com Helena Silvestre
Durante quatro encontros cada participante pensará sobre o poder das narrativas pessoais e coletivas: como as grandes histórias sobre quem somos são construídas, contadas e perpetuadas ao longo do tempo. Sobretudo, o que elas escondem, de quem? Como? Por quê? Viajaremos de ré, até um encontro com as Icamiabas (guerreiras indígenas que viviam em uma sociedade matriarcal na região da Amazônia), para exercícios de escrita que nos permitam experimentar histórias novas, vidas diferentes, mundos que ainda precisam ser construídos. Inscrições dia 2/3, sábado, 15h, na Central de Atendimento. Vagas limitadas.
De 12 a 27, exceto 19 e 20. Terças e quartas, 19h. Sesc Bertioga, Sala de Convenções. Grátis. Necessário inscrição.
Cinema
A BELEZA DA NOITE
Com Rainha Vânia Oliveira
Michelliny é uma mulher jovem e batalhadora, moradora do bairro da Liberdade em Salvador. No aniversário de Suelen, sua filha de 8 anos, ela quer presenteá-la com uma boneca preta, mas a menina escolhe uma boneca branca. Michelliny decide então participar do Concurso de Deusa do Ébano do Ilê Aiyê: sua motivação é o amor, ela quer ser uma rainha para a filha e para ela mesma, e está disposta a enfrentar as adversidades que estão por vir. Será uma jornada de autoconhecimento e aprendizado para as duas. Após o filme haverá um bate-papo com Vânia Oliveira, Rainha do Bloco Afro Malê Debalê e Princesa do Bloco Afro Ilê Aiyê, da Bahia. Ela virá de Salvador para falar sobre sua arte e a história e importância dos Blocos Afro para a cultura negra no Brasil.
Dir.: Cecília Amado, Dayse Porto {BRA}. 2022. Comédia/Drama (38min.) Classificação: Livre.
Dia 14. Quinta, 19h30. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis.
Vivência
PERCURSO FORMATIVO – NATUREZA COMO MESTRA
Com Josira Teixeira dos Santos (MA) e Larissa Maris (MG)
A intenção do encontro é mediar reflexões coletivas sobre educação, natureza e as infâncias, com o objetivo de criar processos de aprendizagem compartilhados. A experiência de cada pessoa tem um sentido e um valor de sabedoria dentro do percurso trilhado aqui. Pretende-se criar espaços para brincar, abrindo rodas de brincadeira da cultura popular brasileira e aprofundamento na importância da ancestralidade na educação de crianças, e também para a sociedade.
Esta formação terá 2 turmas e as inscrições são até 48h antes do início da turma ou o limite de vagas serem preenchidos pelo link abaixo: https://bit.ly/naturezacomomestra
Dia 15. Sexta. 9h às 12h ou 14h às 17h. Reserva Natural, Espaço Teiú. Grátis. Necessário
inscrição.
Oficina de Dança
DANÇA(S) DE BLOCOS AFROS
Com Rainha Vânia Oliveira
A vivência traz a proposta de imersão na experiência coletiva e pessoal da Dança que nasce no contexto dos Blocos Afro de Salvador, encruzilhada pelas filosofias de Terreiros de Candomblés e memórias familiares da pesquisadora.
Dia 15. Sexta, 19h30. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis. Ingressos limitados, retirada
30 minutos antes.
Vivência
PRA BRINCAR, PRA MARÉ!
Com Tapera Brincante
Neste encontro vamos dialogar a partir das formas de brincar brasileiras evidenciando sua diversidade rítmica popular, os mitos, lendas, contos e poesias. Com aproximações de elementos culturais, naturais e das convivências com mestras e mestres como forma de sobrevivência das nossas ancestralidades, o brincar será vivenciado através de brincadeiras populares brasileiras.
Dia 16. Sábado, 9h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30. Reserva Natural, Jardim das Brincadeiras. Grátis. Ingressos limitados, retirada 30 minutos antes. 5 a 10 anos.
Contação de Histórias
HEROÍNAS NEGRAS
Com Agbalá Conta
Agbalá Conta é uma cabaça mágica que guarda todas as histórias das nossas ancestralidades pretas. Quando encantada, ela se abre e revela histórias que valorizam nossa identidade e nossos contos de origem, devolvendo a dignidade, a humanidade, a sabedoria, e as belezas contidas em nossas heranças ancestrais. Duração: 50 minutos.
Dia 17. Domingo, 15h às 16h. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis.
Espetáculo
MEUS CABELOS DE BAOBÁ
Com trilha musical tocada e cantada ao vivo, o espetáculo se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com o Baobá, uma árvore milenar de origem africana. Sob proteção e aos pés dele, Dandaluanda aprende os valores africanos e desperta sua autoestima. Primeiro como menina, em seguida como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, força ancestral e identidade negra. Duração 60 minutos.
Dia 28. Quinta, 20h. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis. Ingressos limitados, retirada 30 min antes
Encerramento
Demonstração
DESFILE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS DE BERTIOGA
Com Juliana Ferraz, Camila Piê e Artesãos da Aldeia Rio Silveira
Um desfile de moda parece algo muito distante, feito por grandes marcas e grifes. Mas a verdade é que a criação em moda também acontece aqui em Bertioga! Com roupas e acessórios autorais, criados ou recriados para todo tipo de pessoa, o Sesc reúne num só momento criadoras em moda da nossa cidade e artesãos convidados. O desfile conta com mediação das artistas convidadas, relatando as técnicas artesanais aplicadas na confecção das roupas, bem como aspectos culturais relacionados às padronagens encontradas nos tecidos africanos e no artesanato indígena.
Dia 31. Domingo, 15h às 16h. Sesc Bertioga, Espaço Cênico. Grátis.