Vicentino participou de remake vencedor do Oscar; veja sua trajetória

Por Santa Portal em 13/03/2025 às 11:00

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“Eu carrego São Vicente comigo em todas as produções em que trabalho”. Dessa forma, o técnico de escaneamento 3D Ericsson Santos, nascido em São Vicente, que trabalhou na produção de Duna Parte 2, obra vencedora de dois prêmios Oscar, definiu sua relação com a cidade natal. Criado na Náutica III, ele saiu das ruas do município para levar seu talento às telas do mundo inteiro, trabalhando em filmes e séries premiados.

Funcionário da Pixel Light Effects, Ericsson é responsável pela captura em 3D de objetos, cenários e pessoas. Ele integrou a equipe da produção cinematográfica que conquistou os prêmios de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. Nessa última categoria, o vicentino, que atualmente mora em Vancouver, no Canadá, contribuiu diretamente.

“Meu trabalho é focado no escaneamento 3D de diversos tipos de conteúdo, sejam objetos, cenários ou pessoas, utilizando equipamentos de alta tecnologia. Essa técnica é amplamente utilizada na indústria de jogos, filmes e séries. Além do escaneamento, também faço uso de câmeras fotográficas manuais para capturar imagens de referência, incluindo fotos em 360 graus e panorâmicas”, explica Ericsson.

Mesmo estando longe, as memórias da cidade onde passou sua infância não são apagadas pelos holofotes de Hollywood. “Lembrar do meu passado é ter nostalgia da Náutica III, de compartilhar momentos maravilhosos da minha infância: jogar bola na rua, brincar de esconde-esconde, andar de bicicleta, frequentar o comércio local, surfar de bodyboard, jogar futebol na Praia do Itararé. Toda vez que eu posso ir ao Brasil, fico em São Vicente. Minha relação com a cidade é de puro amor”, revela.

Desde jovem, ele se fascinava com os efeitos visuais e queria entender como o cinema criava imagens tão impressionantes. Depois de ganhar seu primeiro computador, começou a estudar o assunto e, ainda no ensino médio, decidiu que trabalharia com entretenimento. Iniciou sua trajetória nos jogos eletrônicos, mas foi o cinema que o conquistou de vez. Determinado, cursou Animação 3D no Canadá, transformando um hobby em profissão e, depois, em grandes conquistas.

Após a conclusão do curso, Ericsson trabalhou em agências de publicidade e na indústria de jogos 3D. Até que a DNEG, considerada a maior produtora de efeitos visuais do mundo, fez uma proposta de emprego. Foi quando sua carreira deu um salto, permitindo que colaborasse com grandes produções e profissionais renomados do mercado. Ericsson trabalhou em projetos Venom: The Last Dance e a adaptação do jogo The Last of Us, sucesso da HBO.

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