Terceira edição do Santos Sunset encanta público com várias atrações à beira-mar
Por Santa Portal em 18/01/2026 às 12:00
O fim de tarde neste sábado (17) foi de música, encontros e céu colorido na na Ponta da Praia, na orla de Santos, no litoral de São Paulo. A terceira edição do Santos Sunset reuniu moradores e turistas na Praça Luiz La Scala, em um evento que combinou apresentações musicais ao vivo, feira de economia criativa, opções gastronômicas e o cenário tradicional do pôr do sol, com direito à passagem dos transatlânticos da MSC em escala no Porto de Santos.
Desde o início da tarde, o público começou a ocupar o espaço para acompanhar a programação e a circular entre os estandes da feira criativa, em edição especial do Gran Bazar. No palco, a música ao vivo ajudou a criar o clima descontraído que já virou marca do Santos Sunset.
Os shows começaram às 16h, com o cantor e compositor santista Fernando Negrão, animando o público com muito samba. Às 18h, o palco recebeu o Grand Sud, projeto formado pelo violonista brasileiro Swami Jr. e pelos músicos belgas Thibault Dille (acordeão) e Pierre Gillet (violão). O grupo embalou centenas de pessoas com um repertório que misturou influências brasileiras e europeias. A apresentação contou com a participação especial da cantora santista Monna.
Passagem aos navios
No final da tarde, os olhares voltaram para o mar. A passagem dos navios da MSC completou o cenário e virou atração à parte, rendendo fotos e comentários entre os visitantes. A cuidadora de idosos de São Vicente, Celma Rosa, 54 anos, que estava no evento com duas amigas, resumiu o sentimento do público. “É um programa simples e bonito. A gente curte a música, vê gente bonita e artesanato, come bem e ainda curte esse visual maravilhoso”.
Feira Criativa
Além do palco e do visual do pôr do sol, a feira criativa foi um dos pontos mais movimentados do Santos Sunset. Expositores do programa Feito em Santos e do Gran Bazar levaram ao público artesanato, moda autoral, acessórios e opções gastronômicas, além de cervejaria artesanal, atividades recreativas e brinquedos infláveis para as crianças.
Uma das expositoras era a artesã Simone Neris, 46 anos, do Ateliê Laço de Papel, integrante do programa Feito em Santos, coordenado pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom) da Prefeitura de Santos. Ela comemorou o movimento constante do evento, que dá visibilidade para quem produz na Cidade. “Estar aqui à beira-mar com todas essas pessoas circulando é muito bom. Esses espaços valorizam e fortalecem o nosso trabalho”.
Entre compras, conversas e música, a mãe e filha, Francine (44) e Pietra Gaspareli (18), aproveitaram a nova edição do Santos Sunset. “A gente vem sempre. É um evento leve, bonito e que faz a gente aproveitar a Cidade de um jeito diferente. É o nosso programa preferido de sábado”, contou Francine, enquanto olhava os artesanatos. Para Pietra, o que mais encanta é o clima do evento. “Tem música, comida, dá pra andar, ver o pôr do sol, nunca é igual. Não perdemos por nada”.
Lazer na orla
O Santos Sunset é uma realização da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), em parceria com a MSC Cruzeiros, e tem como objetivo reforçar a proposta de ocupar a orla com cultura, lazer e economia criativa, transformando o pôr do sol em um momento de convivência e valorização da Cidade.
O evento já tem novas edições confirmadas em fevereiro, março e abril.