17/04/2024

Sum 41 planeja vir ao Brasil em turnê de despedida: “Ainda temos datas”

Por Blog n’ Roll em 17/04/2024 às 09:30

Travis Shinn
Travis Shinn

Time is just a fuse. It’s burning fast, nothing lasts (O tempo é apenas um fusível. Ele está queimando rápido, nada dura para sempre). O trecho inicial da música Waiting On A Twist of Fate, que abre o álbum Heaven :x: Hell, disco de despedida da banda canadense Sum 41, cai super bem para a possibilidade da banda tocar no Brasil antes do encerramento das atividades. É preciso correr para garantir nosso local na agenda do grupo.

Em resumo, a banda já anunciou o show final da carreira. Será em 30 de janeiro de 2025, no Scotiabank Arena, em Toronto, no Canadá. Na próxima sexta-feira (19), eles iniciam mais uma tour mundial, começando por La Vista, em Nevada, nos Estados Unidos. A agenda está bem preenchida até o início de outubro com apresentações na América do Norte e Europa. No entanto, o baixista Jason McCaslin, em entrevista ao Blog n’ Roll, garantiu que quer muito incluir a América do Sul na tour.

“É o que mais recebemos nas redes sociais: Venha ao Brasil. Venha para o Brasil. Os fãs brasileiros são os mais resilientes nas redes sociais, o que é bom. Isso nos faz parecer bem e nos sentir desejados. Se você acessar nosso site, há muitas datas de turnê lá, mas essas não são todas as datas da turnê de despedida. Realmente não tenho uma resposta para você sobre isso, mas direi que estou tentando. E sei que, como apenas um cara da banda, expressei minha opinião de que deveríamos ir ao Brasil e a toda a América do Sul, para ser honesto. Mas Brasil, sim, eu sei, vejo as mensagens todos os dias”.

Durante nossa entrevista, Cone falou sobre o conceito do álbum Heaven :x: Hell, legado da banda, além dos álbuns que mais marcaram sua vida de músico. Confira abaixo.

O Sum 41 está se divertindo, vocês acabaram de lançar um álbum incrível. Por que acabar a banda?

Antes de gravarmos esse álbum, não havia discussão sobre o fim da banda. Então, nós gravamos o álbum como fizemos durante toda a nossa carreira. Quando o álbum tinha acabado, o Derek (Whibley, vocalista e guitarrista) nos aproximou e disse que não queria mais fazer a banda. Quando nós terminarmos a banda, teremos 29 anos.

O grupo começou quando éramos adolescentes. Então, acho que ele sente que quer tentar outras coisas na vida, não acha que pode fazer outras coisas com o grupo ainda em movimento. Porque, na verdade, mesmo que tenhamos uma pausa, temos três semanas de descanso agora, não acho que nenhum de nós na banda realmente teve uma pausa. 

Porque nós estamos fazendo entrevistas, outras coisas, sempre tem algo acontecendo com a banda. Então, acho que ele sentiu que se ele quiser tentar outras coisas na vida, precisa terminar a banda para poder colocar um fechamento nisso. É bom para todos nós tentar coisas na vida. 

Estamos ficando mais velhos e não acho que qualquer um de nós queira estar com 70 anos e pensando que só fizemos uma coisa na nossa carreira.

Como triste é para todos nós e provavelmente para nossos fãs, acho que é um bom momento para parar. Talvez seja uma fase, talvez não seja um final. É difícil dizer, mas isso pode ser para sempre. Você nunca sabe. 

Quais são os seus planos para o pós Sum 41?

Essa é uma pergunta difícil, eu não tenho uma resposta. Nós ainda temos oito ou nove meses de turnê pela frente. Não sei quantos shows de tour ainda temos. Agora, minha mente está completamente em um modo Sum 41. E, provavelmente, vou começar a pensar em coisas mais próximas ao fim. 

Me estressaria pensar o que vou fazer depois. Teria que tomar um banho, beber um monte de bebidas para me reforçar se tivesse que pensar em vida depois do Sum 41. Não estou muito preocupado com isso. Mesmo se não fizesse nada por um ano, estaria bem com isso. Acho que as pausas são boas. 

Heaven :x: Hell traz as características mais marcantes da banda, um pouco do pop punk, um pouco de metal. Como foi a produção desse álbum e qual é a ideia atrás do conceito do disco?

A produção foi estranha porque nós gravamos durante a pandemia. Em outros álbuns, especialmente, os mais antigos, nós tínhamos um estúdio em Los Angeles, Toronto ou Nova York, e todos nós estaríamos no estúdio todos os dias, por dois ou três meses, gravando um álbum juntos. 

Neste caso, não conseguimos fazer isso por causa da pandemia. Então, todos nós tínhamos estúdios de gravação em casa, e todos nós tínhamos que gravar separadamente, o que era estranho, mas acho que com a tecnologia agora, nós fomos capazes de fazer isso, pelo menos. Nós não tivemos que esperar até que a pandemia fosse terminada para entrar em um estúdio. No estúdio, você está lá para dar ideia. O que você acha disso? O que você acha disso? Mas, você sabe, estar sozinho no seu próprio estúdio, você tem que mandar mensagem ou ligar o celular e tentar mostrar as suas ideias. Então, isso foi estranho. 

O conceito do álbum veio depois de termos terminado. Há muitas músicas que nós gravamos, obviamente, 20 músicas. Acho que quando todos nós sentamos e ouvimos todas as gravações terminadas, nós percebemos que alguns estilos das músicas eram tão diferentes um do outro, que acho que todos nós concordamos que eles não poderiam se encaixar no mesmo álbum se estivessem interligados um com o outro. Isso pode parecer um pouco estranho. 

Acho que todos nós pensamos, bem, tem muitas músicas pop punk, mas tem todas essas músicas mais pesadas que nós estamos fazendo no último tempo da nossa carreira. Então, acho que todos nós pensamos, separadamente, nós nunca fizemos um álbum duplo antes. Nós temos muitos fãs que gostam do estilo pop punk, e muitos fãs que gostam do estilo heavy, então por que não separarmos e fazer dois álbuns diferentes? 

Um álbum durante a pandemia te ajudou a lidar melhor com a covid? 

Sim, definitivamente. Teve tempo, como todos nós, todos no mundo, sentados em casa por anos, não sabendo quando ia acabar, isso surgiu. Acho que quando essas músicas vieram e nós decidimos gravar, foi ‘tenho algo a fazer’.

Cada vez que tem novas músicas para gravar e trabalhar, é sempre divertido, mas especialmente durante a pandemia, isso realmente ligou o tempo. 

O Sum 41, como quase todas as bandas, também teve momentos de céu e inferno. Para você, quais foram os mais difíceis e os mais fantásticos? 

Olha, pensando no álbum, acho que a parte mais difícil foi não poder estar juntos para gravar. Digo que os álbuns nunca são muito fáceis, então nunca há uma parte fácil, mas acho que o fato de que há a nova tecnologia com um software de gravação, que nós éramos capazes de gravar. 

Na verdade, o co-produtor Mike Green e eu estávamos fazendo algo assim, e podíamos gravar juntos em tempo real. É um tipo de software que é relativamente novo, mas era algo que se fosse 20 anos atrás, nunca teríamos conseguido fazer isso.

Até mesmo para entrevistas, certo? Antes você tinha que estar em São Paulo e eu também tinha que estar lá, mas agora podemos fazer pelo Zoom. Você tem mais entrevistas agora. 

Qual é o legado que o Sum 41 deixa para fãs e novas bandas?

Nunca pensei que as pessoas iriam gostar da nossa banda o suficiente para começar uma própria banda. E acho que isso já aconteceu com o Sum 41. Nós somos honrados por isso e ouvimos muito o que disseram, como se nós fôssemos uma grande influência em certas bandas. Isso não é algo que penso muito ou que acho que ninguém nessa banda pense muito. 

Nós começamos o Sum 41 por causa de certas bandas de punk de SoCal (Sul da Califórnia). Para ser aquela banda que inspira outras bandas é definitivamente uma sensação estranha, mas nós também estamos super honrados por isso. 

Quais são os três álbuns que mais influenciaram você como músico?

Uau, essa é difícil. Mas diria que vou passar por alguns gêneros diferentes. O único álbum que realmente me fez querer entrar na música foi o Nevermind, do Nirvana. É uma resposta bem típica, mas é real. O Nirvana foi uma grande influência para mim porque estava naquela idade, 11, 12 anos, quando foi lançado. Comecei a tocar baixo quando tinha 13 anos e pensei que as músicas eram poderosas. Eles pareciam fáceis o suficiente para que eu pudesse tentar aprendê-las quando fosse um jovem músico. Simplesmente me apaixonei pelo Nirvana.

Então, vou para o punk, mais punk rock. Não tenho o estilo de baixista dele, mas quando ouvi …And Out Come The Wolves, do Rancid, com o Matt Freeman… Matt Freeman é um baixista muito técnico, muito melódico, e eu não toco necessariamente como ele, mas isso me fez perceber que na música punk você pode tocar assim. Você pode ter muitos riffs de baixo na música punk. Esse foi um disco diferente para mim. Quando ouvi isso, meio que abriu minha mente e pensei: ‘ok, posso brincar um pouco mais do que antes’. Então esse foi um grande álbum.

Por fim, diria um álbum antigo do Metallica, como Master of Puppets. Porque por mais que tenha sido o primeiro álbum do Metallica que ouvi na vida, … And Justice for All não há tanto baixo. O principal que todos nós começamos a ouvir foi Master of Puppets. Todos nós somos grandes fãs de metal, então acredito que foi um grande álbum para todos do Sum 41, junto com provavelmente alguns do Iron Maiden também.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.