Show de Lady Gaga faz procura por Airbnb aumentar 150 vezes no Rio de Janeiro
Por Folha Press em 07/02/2025 às 10:32
![Divulgação](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/download-12.jpg)
A apresentação da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro gerou um boom de procura por hospedagens no Airbnb para o período entre 30 de abril e 6 de maio, datas próximas ao show, que deve acontecer em 3 de maio.
O volume de buscas por imóveis na capital fluminense aumentou 150 vezes agora na comparação com o mesmo período do ano passado. Madonna se apresentou no mesmo local em 4 de maio de 2024, mas o evento não havia sido confirmado ainda em fevereiro -os rumores ganharam força no mês de março.
Executivos do setor avaliam que os megashows ganharam eco na capital após uma aposta bem-sucedida da prefeitura em promover uma infraestrutura adequada aos artistas e ao público.
“Esses megashows se mostraram muito propícios para a cidade do Rio de Janeiro. Vem de encontro a tudo que a gente precisa aqui para manter a ocupação estável durante todo o ano. Acho que a prefeitura realmente está investindo num segmento que traz retorno para a cidade, não só para a hotelaria”, diz Alfredo Lopes, presidente da HoteisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro).
Na avaliação dele, outro fator que puxou a atenção do público para a apresentação de Lady Gaga foi a antecipação dos anúncios envolvendo o espetáculo. Com Madonna, por exemplo, o anúncio oficial foi feito a pouco mais de um mês para sua realização e os fãs precisaram correr para encontrar hospedagem.
De acordo com o Airbnb, o bairro de Copacabana, onde será realizado o show da cantora, é o epicentro das buscas nos últimos dias e concentra metade das pesquisas feitas pelos viajantes.
Localizado na área nobre do Rio, o ponto da zona sul fluminense também se destaca por concentrar diversos serviços e opções de lazer para a população.
No Airbnb, os hóspedes com reservas feitas na plataforma são, em sua maioria, de cidades próximas ao Rio, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Fãs do Chile, Argentina e Estados Unidos também estão na lista de usuários que reservaram um imóvel no Airbnb nos dias próximos ao show.
Segundo dados da companhia, 47% dos clientes com reservas feitas são pessoas na faixa dos 25 a 30 anos. Em seguidas estão pessoas com idade entre 31 e 40 anos (31%) e jovens de 18 a 24 anos (14%).
Quase 2 em cada 10 usuários utilizaram o Airbnb pela primeira vez.
Nas últimas semanas, fãs da cantora relataram problemas com anfitriões cadastrados no Airbnb. As reclamações nas redes sociais afirmam que os anfitriões cancelaram hospedagens feitas antes do anúncio do show como uma tentativa de reajustar as tarifas e aproveitar o aumento de demanda na capital do Rio.
Em nota, a plataforma disse que cancelamentos por anfitriões são raros, mas entende que os hóspedes podem ter seus planos atrapalhados, além de prejudicarem a confiança na comunidade do Airbnb.
“Por esses motivos, se o anfitrião cancelar uma reserva confirmada ou for considerado responsável por um cancelamento, a política de cancelamento por anfitriões prevê algumas penalidades, como a cobrança de taxas, o bloqueio do calendário do anúncio para os dias da reserva cancelada, ter seu anúncio ou conta suspensos ou removidos, e podem até perder o status de superhost [superanfitrião], quando aplicável”, explicou a plataforma.
O Airbnb não deu informações sobre possíveis penalidades em casos envolvendo o cancelamento de shows nas datas próximas ao show de Gaga.
Lady Gaga se apresentou no Brasil em 2012. Em 2017, a cantora de hits como “Born This Way” e “Poker Face” estava escalada para ser a atração principal do Rock in Rio, mas cancelou a viagem em cima da hora por problemas de saúde.
O anúncio oficial do show deve ser feito pela prefeitura do Rio de Janeiro nos próximos dias.