03/10/2025

Realejo lança livro que reúne bares e restaurantes famosos da Capital que já fecharam as portas

Por Santa Portal em 03/10/2025 às 06:00

Divulgação
Divulgação

A vida boêmia de São Paulo já teve endereços icônicos que hoje sobrevivem apenas na memória de seus frequentadores. Essa é a herança cultural que o jornalista e crítico gastronômico Júlio Bernardo (@ojotabereal), conhecido como Jotabê, resgata em seu novo livro “Bebendo o Defunto – Guia de bares, cafés e restaurantes que foram desta para melhor”.

O blogueiro gastronômico, com mais de 100 mil seguidores no perfil @ojotabereal no Instagram, é cozinheiro e botequeiro famoso por colecionar e compartilhar histórias e desavenças com chefs renomados e por provocar e encantar leitores com seus textos sobre a boemia. Este é o quinto título do autor lançado pela editora Realejo e Edições.

O lançamento em Santos cria uma ponte direta com a memória afetiva da Baixada Santista. A nostalgia abordada no livro — de espaços que sobreviveram por décadas, como o centenário Café Paulista, o tradicional restaurante Jamblam ou a querida Doceria Veneza, que marcaram o Gonzaga e o Centro da cidade, mas que hoje vivem apenas na lembrança — ressoa profundamente com o público da região.

O evento ocorre nesta sexta-feira (3), às 18h30, na Realejo Livros, em Santos, no litoral de São Paulo, com noite de autógrafos e um show especial e gratuito dos músicos Laert Sarrumor (Língua de Trapo) e Milton Medusa.

Memória afetiva com humor ácido

Organizado em ordem alfabética, o guia apresenta mais de 85 estabelecimentos icônicos que fecharam as portas — de Filial, Epice e Toninho & Freitas, a Adega de Sakê e 210 Diner — transformando o fechamento desses espaços em uma reflexão sobre a cidade, a hospitalidade e a memória afetiva dos frequentadores.

A obra conta ainda com o Pentagrama de Lazarus, um sistema inventado por Júlio que classifica o legado dos estabelecimentos extintos, indicando desde irrelevância (uma caveira) até um legado memorável (cinco cruzes invertidas), sugerindo uma improvável “ressurreição”.

“Este livro nasceu da necessidade de contar o que ficou para trás. Não é sobre comida, é sobre vida, histórias e lembranças que resistem, mesmo quando os lugares desaparecem. É um epitáfio para a boemia que marcou São Paulo e, de certa forma, a todos nós”, afirma o autor.

A narrativa, que conta com prefácio de André Barcinski, é definida pela crítica Carolina Cadavid como um “apocalipse” no sentido de revelação, mostrando a São Paulo de outro ângulo e desvendando histórias que persistem na memória afetiva.

Parceria de peso e memória regional

As crônicas, recheadas de humor ácido e crítica afiada, são ilustradas pelo premiado cartunista Allan Sieber, um dos nomes mais reconhecidos do humor gráfico brasileiro. Seus traços irônicos, detalhados e expressivos, publicados na Folha de S.Paulo, Trip e Playboy, ampliam o humor ácido e a nostalgia do texto de Jotabê.

A celebração de lançamento terá um toque musical marcante. O show, que é gratuito, ficará por conta de Laert Sarrumor, vocalista e fundador do grupo Língua de Trapo — referência da Vanguarda Paulistana —, e do guitarrista Milton Medusa.

Para José Luiz Tahan, fundador da Realejo Livros e editor do selo, o evento reforça a missão da livraria: “Júlio Bernardo é um parceiro de longa data da Realejo. É uma obra que eterniza lugares e histórias que marcaram a cidade, e que todos deveriam conhecer.”

Serviço

  • Lançamento: Livro Bebendo o Defunto – Guia de bares, cafés e restaurantes que foram desta para melhor, de Júlio Bernardo (Jotabê)
  • Data e horário: Sexta-feira( 3), a partir das 18h30
  • Local: Realejo Livros – Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga – Santos
  • Show gratuito: Laert Sarrumor (Língua de Trapo) e o guitarrista Milton Medusa
  • Pré-venda do livro: R$84,90
  • Para mais informações: www.realejolivros.com.br e (13) 3289-4935
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.