Projeto Encheu reúne artistas do Brasil e da Holanda no Instituto Procomum em Santos
Por Santa Portal em 25/11/2024 às 16:00
Acontece até a próxima segunda-feira (2) no LAB Procomum, laboratório de inovação cidadã do Instituto Procomum, em Santos, o Projeto Encheu – um programa de residência intercultural entre a Holanda e o Brasil que aborda os desafios urgentes da elevação do nível do mar, utilizando Santos como estudo de caso.
A iniciativa tem o apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil e é realizada em colaboração Giovanna Di Giacomo, curadora santista com mais de sete anos de experiência em curadoria e produção de exposições e festivais culturais focados em questões sociais e ambientais, hoje radicada em Rotterdam, Holanda.
Reunindo um representante de cada país – pelo Brasil, o artista visual e ilustrador Julian Campos, e pela Holanda, a artista, pesquisadora, antropóloga visual Anne Vera Veen – a residência terá como resultado final uma intervenção artística criada de forma colaborativa, que aponta para os desafios ambientais que envolvem a elevação do nível do mar e condições climáticas extremas, promovendo resiliência, sustentabilidade e justiça climática.
O Projeto também conta com a participação de especialistas em gestão de água de ambas as nacionalidades e as comunidades locais, para juntos explorarem soluções inovadoras, capazes de impactar o cenário atual. Com isso atua também como uma plataforma de engajamento social.
“O Projeto Encheu representa um marco na busca por soluções inovadoras diante da crise climática na cidade de Santos, destacando o papel da arte como um catalisador de transformação social e ambiental, além do potencial de parcerias internacionais no enfrentamento de desafios globais. Tenho confiança de que resultará na criação de uma obra cativante, que reflita as experiências do Brasil e da Holanda na busca de estratégias holísticas e inclusivas para o aumento do nível do mar”, comentou a curadora Giovanna Di Giacomo, que é responsável também pela mentoria artística do projeto.
Em nota sobre a iniciativa, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos ressalta a importância do apoio aos intercâmbios culturais entre os dois países, facilitando a troca de conhecimento, cultura e criatividade entre designers sociais, especialistas na gestão de recursos hídricos e comunidades locais. “Acreditamos que a cultura tenha muito a oferecer na construção de cidades mais habitáveis e através do diálogo internacional podemos promover a inovação e a sustentabilidade”.
Programação
Até dia 2, em paralelo à residência artística, o LAB Procomum oferece uma série de atividades artísticas e comunitárias, abertas ao público, que exploram os impactos do aumento do nível do mar e o tema da justiça climática. O programa inclui visitas culturais e reuniões com a comunidade local e especialistas.
Na terça-feira (26), das 18h às 21h, será realizada uma Oficina de Colagens. Na atividade, os participantes vão criar colagens inspiradas nas questões ambientais e sociais abordadas na residência, orientados pelos artistas Julian Campos e Anne Vera Veen. Já na quinta-feira (28), das 14h às 17h, acontece a Roda de Bordado com o coletivo Bordar, Comer e Conversar.
Por fim, no sábado (30), às 15h, no Aquário Municipal de Santos, será realizada a instalação pública da obra produzida pelos artistas durante o projeto. A obra contará com materiais criados coletivamente ao longo da residência, abordando a questão da elevação do nível do mar. Apresentações artísticas e performances que celebram a arte como ferramenta de transformação social e climática também estão previstas para a ocasião.
Sobre os artistas
Julian Campos é artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista residente do projeto Gravurar (Santos) e artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea (São Paulo). Ministra oficinas e cursos na rede Sesc SP e tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior.
Anne Vera Veen é artista, pesquisadora, antropóloga visual e organizadora de eventos culturais socialmente engajados, com formação em arqueologia, estudos de patrimônio e antropologia visual.
Tem colocado sua formação em prática em uma variedade de projetos nos quais alterna entre as funções de artista, pesquisadora, escritora, facilitadora de comunidade e organizadora.