27/01/2026

Prédio onde 'Agente Secreto' se passa ganha sessão em meio a disputa imobiliária

Por Josué Seixas/Folhapress em 27/01/2026 às 17:40

“Esse é o edifício Ofir. Eu moro aqui há 20 anos”, diz dona Sebastiana, personagem de Tânia Maria, a Marcelo, papel de Wagner Moura, quando ele chega ao prédio onde ficará hospedado no Recife, logo no início de “O Agente Secreto”.

Localizado no bairro do Espinheiro, zona norte da capital pernambucana, o Ofir recebeu na noite desta segunda-feira (26) uma exibição especial do longa, para qual foram convidados membros da equipe, moradores e amigos, em um esforço coletivo para destacar a importância da preservação do imóvel, que se tornou atração turística na cidade.

Assim como na cena que apresenta o edifício no filme, a exibição foi marcada por um clima de descontração, com abraços acalorados e frevo. Crianças corriam pelo espaço, que tinha cadeiras distribuídas em frente ao telão, montado no quintal.

O prédio, que tem três pavimentos e foi construído nos anos 1950, mantém características de sua construção original. No filme, ele recebe moradores temporários, tratados como refugiados. São, em sua maioria, perseguidos políticos.

Atualmente, o Ofir está no centro de uma disputa judicial que se desenrola há quase 22 anos, que opõe moradores aos heredeiros do imóvel. A área onde ele está localizado, além disso, é de interesse de incorporadoras, que já procuraram proprietários na tentativa de comprar seus apartamentos.

Antes da sessão de “O Agente Secreto”, uma visita ao apartamento habitado, na tela, pelo personagem de Moura mostrou que ele mantém características daquela década, mas agora há peças de decoração ´que homenageiam o filme.

“É um lugar que fala sobre uma certa população da cidade na metade do século 20”, disse Mendonça Filho no evento. “Não sou contra empreendimentos, não sei nada sobre o setor imobiliário, mas acho que a cidade precisa se proteger. A natureza da cidade do Recife é histórica. Brasília tem 70 anos e já é histórica. Recife tem 500 anos. Recife precisa ser protegido. Olinda foi protegida, é patrimônio da humanidade.”

Antes da exibição do filme, a promotora de Justiça Helena Martins, que morou por 30 anos no Ofir e é dona de dois dos seis apartamentos do edifício, exibiu imagens da história do edifício, incluindo dois casamentos celebrados pelo arcebispo dom Hélder Câmara, que era amigo de sua avó. Uma tia dela, de 95 anos, também esteve na sessão.

Ela anunciou ainda que os elementos originais do edifício serão restaurados. “Inclusive o muro, que vamos reconstruir com base em fotos antigas. Ele tem cobogós no meio, permitindo a visualização de quem passa na rua”, afirmou.

Mendonça esxplicou que o Ofir foi escolhido como locação após uma visita feita antes mesmo da escrita do roteiro, pontuando que seus filmes são diferentes, mas conectados pelos endereços do Recife que lhe servem de inspiração.

“”Aquarius” é na avenida Boa Viagem, onde nunca morei, mas conheci pessoas que moraram lá. “Aquarius” lembra muito isso aqui. É alguém olhar para um espaço e dizer: ‘Eu quero esse espaço’. E a pessoa responde: ‘Mas eu estou morando aqui’. ‘Te ofereço muito dinheiro’. ‘Mas eu não estou interessado'”, afirmou.

“Esse tipo de utilização de espaço não existe mais. Não é comum hoje. Então eu acho que, da maneira como foi fotografado no filme, o prédio é um personagem. Ele é tão importante quanto dona Sebastiana. Eu queria também um espaço que parecesse escondido à vista de todos -que é exatamente o que ele é. É como se fosse um segredo bem guardado. Só que, hoje à noite, ele não é mais um segredo.”

Nesta terça-feira, “O Agente Secreto” foi indicado ao Bafta de melhor filme em língua não inglesa e também ao de melhor roteiro original. A premiação é considerada uma espécie de versão britânica do Oscar.

No prêmio hollywoodiano, o longa foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator, pelo trabalho de Moura, e melhor direção de elenco, categoria inédita.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.