“O Filho da Geni” traz a Santos um olhar potente sobre o abuso sexual infantil

Por Santa Portal em 29/10/2025 às 16:00

Divulgação
Divulgação

O ator santista Luiz Fernando Almeida, apresenta pela primeira vez em Santos o seu novo solo chamado “ O Filho da Geni”.

Baseado em extensa pesquisa e entrevistas realizadas com homens vítimas de abuso sexual infantil no Brasil e na Europa, o espetáculo “O Filho da Geni” propõe uma reflexão sobre a violência contra garotos e adolescentes, tema que muitas vezes é invisibilizado pela cultura do silêncio.

A apresentação acontece na quinta-feira (30) às 20h, no auditório do Sesc Santos integrando a programação do projeto “Baixada em Cena”.

A idealização do projeto é do ator Luiz Fernando Almeida, que sobe ao palco para o seu terceiro solo, após 14 anos com “Dama da Noite” e 9 anos com “Gotas de Codeína” no espetáculos que fizeram enorme sucesso na Baixada Santista e em todo o Brasil e ainda permanecem em atividade.

Neste novo espetáculo , com dramaturgia de Diego Lourenço e direção de Matheus Lípari, Luiz Fernando interpreta um personagem que retorna ao Brasil após trabalhar por anos na Europa, em condições de subemprego.

A partir disso, ele se vê forçado a confrontar seu passado traumático e mergulha em memórias perturbadoras de sua infância e adolescência, tomando dimensão dos abusos que sofreu, perpetuou e aprendeu a normalizar.

O espetáculo, cujo título faz referência à música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, pode ser lida como uma das múltiplas faces da desigualdade social e econômica sofrida por quem vive às margens da sociedade.

Os dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil são alarmantes e, embora o foco muitas vezes recaia sobre as vítimas femininas, a violência contra os meninos é uma grave realidade. Um dos principais desafios é a subnotificação. O abuso e a exploração sexual no Brasil atingem um número muito maior do que as estatísticas oficiais. Estima-se que apenas uma pequena porcentagem dos eventos seja de fato reportada às autoridades policiais.Um estudo do IBGE de 2022 indica que 1,8 milhão de meninos e homens no Brasil sofreram violência sexual ao longo da vida.

Ao abordar a “cultura do silêncio” e o confronto do passado traumático, o espetáculo contribui para visibilizar o sofrimento desses indivíduos e impulsiona a necessidade de um olhar mais integral e acolhedor para a violência de gênero, que vitima em todas as suas formas.

Este espetáculo foi contemplado pelo edital PROAC- 01/23- Montagem de espetáculo teatral inédito no Estado de SP e cumpriu duas temporadas em SP no ano de 2024 com sucesso de público e crítica

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.